Ainda os acontecimentos na Casa Pia
Quanto a este assunto notam-se algumas diferenças entre os sexos, as idades e as classes sociais. Para os homens, tal como para os indivíduos entre os 45 e os 54 anos e os que pertencem à classe social alta/média alta, foi a maré negra o acontecimento mais negativo dos últimos sete dias, contrariamente à opinião geral. Os indivíduos entre os 25 e os 34 anos consideram este acontecimento tão negativo quanto o da pedofilia na Casa Pia, tendo os restantes referido maioritariamente este caso como o mais negativo dos últimos sete dias. Os resultados desta sondagem estão disponíveis para aquisição no site da Marktest.com, na área Marktest.com Resposta. O relatório está disponível em formato pdf (ou word, se solicitado) composto por quadros de tabulação e gráficos resumo dos principais resultados. Contém os seguintes quadros:
Cada quadro é tabulado pelas seguintes variáveis de segmentação:
Consulte a ficha metodológica desta sondagem. |
Notícias
Notícias da mesma semana
- Greve mobiliza noticiários
- Os números das greves
- Ainda os acontecimentos na Casa Pia
- Compras de Natal serão mais próximo das festividades
- Publicidade a Brinquedos
- Carvalhas melhora imagem mas ela continua negativa
- BCP renova imagem do Grupo
- Política ocupa noticiários TV
- Sete em cada dez portugueses têm um seguro
- Acordo Obercom/Marktest
Dossiers ver mais
- CEO Summit
20 a 22 de janeiro de 2026
Insights Association
Hollywood, EUA
- AI: Powering-Up Insights Conference 2026
22 de janeiro de 2026
MRS - The Market Research Society
Londres, Inglaterra
Os alegados casos de pedofilia na Casa Pia são ainda referidos pelos entrevistados no
Para 5.9% dos inquiridos na Grande Lisboa e Grande Porto no dia 5 de Dezembro de 2002, a descoberta e investigação dos casos de pedofilia na Casa Pia constituem o acontecimento mais positivo dos últimos sete dias. A esmagadora maioria dos inquiridos diz não saber responder a esta questão (73.5%), havendo ainda 2.4% que não responde mesmo. Há 5.1% de respostas indicando que nada de positivo se passou no período em referência e outros assuntos são indicados por 13.1% dos entrevistados. Dentro destes acontecimentos positivos, é referida a descida da taxa de juro, a menor tensão entre EUA e Iraque e a vitória do Benfica. É junto das mulheres, dos indivíduos entre os 45 e os 54 anos e dos que pertencem à classe social média baixa/baixa que encontramos maior índice de não resposta à questão.
Já quanto ao acontecimento mais negativo da semana, há menor dificuldade em responder, sendo o caso mais referido o que se prende com as suspeitas de pedofilia na Casa Pia, apontado por 34% dos inquiridos nesta sondagem. A maré negra volta a estar nas preocupações dos residentes nestas duas regiões, sendo apontada por 26.5% deles como o caso mais negativo da semana. Também o naufrágio do Prestige é referido como o acontecimento mais negativo por 12.6% dos inquiridos e os conflitos em Timor-Leste por 7.1%. Outros acontecimentos são apontados por 8.3% dos inquiridos , havendo ainda 11.5% deles que não sabe ou não responde à questão.