Os jovens e a Internet

Os jovens são um dos grupos etários mais receptivos às novas tecnologias. Tornam-se, deste modo, um alvo bastante interessante para ter como base análises de acesso e utilização da Internet.

Utilizando o software NetPanel da Marktest, analisámos os acessos à Internet tendo como alvo base os jovens com idades compreendidas entre os 15 e os 24 anos para o período que decorreu entre 1 de Janeiro e 31 de Maio de 2003.

Elaborámos para esta análise um ranking de domínios tendo por base a variável “utilizadores únicos” que se apresenta de seguida. Como é hábito, o sapo.pt aparece destacado na liderança deste ranking com 430 mil utilizadores únicos. No entanto, o msn.com (que surge em 2º lugar com 378 mil utilizadores únicos), ultrapassa o sapo.pt em termos de número de páginas visitadas em média por utilizador (290), assim como em termos de tempo total - o msn.com obteve mais de um milhão de horas, enquanto que o sapo.pt se ficou pelas 864 mil.

Os sites que mais surgem neste ranking são maioritariamente sites de acesso à Internet, de criação de e-mail e de pesquisa.

Note-se que no período em análise os jovens passaram mais de 13 milhões de horas ligados à Internet, visitando cerca de 2978 páginas (média por utilizador) durante 80 sessões (média por utilizador).

Clique na Imagem

Se analisarmos as características dos acessos deste alvo à Internet, podemos concluir que acedem maioritariamente no período nocturno (entre as 20H e as 24H) nos dias úteis e nos domingos, sendo que nos domingos, apesar de acederem em maior número ao longo de todo o dia existe um acréscimo significativo neste período nocturno.

Ao sábado, os acessos à Internet são mais estáveis ao longo de todo o dia (entre as 12H e as 01H), sendo no entanto no período da noite bastante inferiores relativamente aos acessos que se registam neste período tanto aos dias da semana como aos domingos.

Clique na Imagem

Relativamente ao sexo, podemos verificar que os jovens do sexo masculino acedem em número superior aos do sexo feminino, apesar de as tendências ao longo do dia serem muito semelhantes entre ambos os sexos.

Clique na Imagem



Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais

  • ONSeries Lisboa

    Nesta mostra de conteúdos televisivos de ficção nacional, estarão presentes potenciais compradores de todo o mundo.

    28 e 29 de setembro de 2020

    Inside Content

    Centro Cultural de Belém, Lisboa

  • Data Analytics - Tools & Methodologies

    Em resultado da atual pandemida de COVID-19, esta será uma conferência inteiramente virtual.

    15 de outubro de 2020

    MRS - The Market Research Society

    info@mrs.org.uk