Regiões Marktest: Grande Lisboa

A região da Grande Lisboa é a região de maior densidade populacional do Continente, com 2310 hab/Km2. Aqui reside mais de 1,9 milhões de indivíduos, 19.6% do total continental.

Os 7 concelhos da região da Grande Lisboa (ainda não considerando Odivelas, para o qual não existe toda a informação de base necessária à análise) concentram 29.4% do poder de compra do Continente, o valor per capita mais elevado.

Nesta região concentram-se igualmente 23% dos estabelecimentos de empresas, 26% das pessoas ao serviço nas empresas, 21% dos estabelecimentos comerciais e 25% das dependências bancárias. Cerca de 30% do parque automóvel está localizado nestes concelhos.

A região da Grande Lisboa apresenta uma estrutura demográfica envelhecida, onde 28% dos seus residentes tem menos de 24 anos (face aos 30% do total do Continente), o que faz dela a segunda região do Continente onde o peso dos jovens é menor. O peso relativo dos indivíduos com mais de 64 anos, sendo elevado, não está no entanto acima desta média: na região estes indivíduos representam 16.3% do total dos efectivos, enquanto essa média para o Continente é de 16.6%.

Tal como já se tinha observado no Grande Porto, também na região da Grande Lisboa o peso dos indivíduos que reside em casa própria é menor do que no Continente. Em contrapartida, observamos na região níveis de penetração dos produtos e serviços que temos vindo a analisar superiores à média do Universo. As maiores diferenças têm sobretudo a ver com a utilização de telemóvel, a posse de computador no lar, a posse de conta bancária ou o usufruto de férias no último ano, indicadores com maior penetração na região do que na média do Continente.



Clique na Região que quer conhecer



Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais