O Preço Certo em Euros

placeholderO Concurso “O Preço Certo em Euros” é, segundo a RTP, “um programa de entretenimento de carácter informativo sobre os preços de mercado e sobre novos produtos, com uma vasta lista de jogos especialmente criados para o Euro”. Este programa já existe há vários anos na televisão portuguesa - mesmo antes da introdução do Euro, altura em que tinha a denominação de “O Preço Certo”.

O Preço Certo em Euros é apresentado por Jorge Gabriel e teve já, de 1 de Janeiro a 8 de Setembro de 2003, 162 emissões originais, tendo obtido uma audiência média de 6.8% e um share de audiência de 24.4%.

Analisando em detalhe todas as emissões de 2003, podemos concluir que a melhor emissão do “Preço Certo em Euros” foi a que teve lugar no dia 7 de Janeiro de 2003, dia em que este programa obteve simultaneamente o melhor share (31.8%) e a melhor audiência média (10.5%) do ano.

Em contrapartida, o pior share do ano (9.6%) registou-se no dia 25 de Março, e a pior audiência média (1.9%) no dia 1 de Abril. A forte quebra do share registada em Março ficou a dever-se à mudança do horário habitual de transmissão do programa, já que a RTP1 nesse dia emitiu um especial informação sobre a Guerra no Iraque (Objectivo Bagdade) por volta das 18:50, remetendo o Preço Certo para cerca das 22 horas, onde veio a competir com as novelas da SIC e da TVI.

placeholder

Como se pode concluir do gráfico, ao longo das emissões de 2003 a tendência de evolução do share de audiência é relativamente constante apesar de algumas oscilações. A maior quebra a nível desta variável foi a que já referimos e encontra-se representada no gráfico, assim como o dia em que se registou o share mais elevado. Relativamente à generalidade das restantes emissões não se registaram variações significativas, o que nos leva a concluir que a audiência do “Preço Certo em Euros” se mantém relativamente fiel às suas emissões.

Mas quem é que são os telespectadores deste concurso? No dia 8 de Setembro, a caracterização do perfil da audiência do “Preço Certo em Euros” foi a seguinte: maioritariamente mulheres (56.9%), pertencem à faixa etária mais elevada (42% dos telespectadores tem mais de 64 anos); 44.4% pertence à Classe Baixa e 32.6% à Classe Média Baixa; e 32.7% reside no Interior.

Esta análise foi efectuada com base no e-telereport.com da MediaMonitor, para o período compreendido entre 1 de Janeiro e 8 de Setembro de 2003.



Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais