Esomar e Efamro criam Aliança para os Estudos de Mercado

placeholderA actividade de estudos de mercado representou em 2001, a nível mundial, um negócio de cerca de 18 mil milhões de dólares, dos quais 40% se centram na Europa. Em Portugal a indústria tem um valor de cerca de 70 milhões de Euros que nos coloca num dos últimos lugares do ranking da Europa dos 15, só à frente da Grécia, Irlanda e Luxemburgo.

Desde há muito que os profissionais que realizam os estudos de mercado e sondagens de opinião se preocupam em defender a actividade, muitas vezes prejudicada por práticas de natureza comercial ou publicitária que tem levado a uma reacção negativa por parte do público e tem levado ao aparecimento de legislação generalista que muitas vezes não tem em conta as características científicas da actividade.

O Código da Esomar (ver aqui a versão portuguesa), adoptado pela generalidade das empresas e profissionais do ramo, é a garantia de um comportamento ético exemplar orientado pelas regras do rigor científico da defesa da privacidade e confidencialidade das respostas.

Para reforçar a defesa desta nossa actividade a Esomar (a associação mundial de profissionais de estudos de mercado) e a Efamro (Federação Europeia de Associações de Empresas de Estudos de Mercado) informam ter constituído uma Aliança com os seguintes objectivos:


  • Informar legisladores, membros de governos, órgãos de informação e o público em geral sobre a distinção, por um lado, entre a actividade de estudos de mercado e sondagens de opinião baseada em pressupostos científicos e, por outro lado, a actividade de marketing directo e telemarketing que visa promover ou vender produtos
  • Promover os benefícios sociais da pesquisa de mercado e recolher e tratar todas as queixas e reclamações sobre intrusão, quebra de confidencialidade ou outras práticas consideradas menos éticas pelos profissionais da actividade
  • Esta Aliança faz parte da GLI (Global Legislativa Inititiave) criada na primavera de 2002 e que visa harmonizar os esforços internacionais para promover a defesa da privacidade dos inquiridos e a confidencialidade dos resultados recolhidos.
  • Cooperar com as associações locais para promover códigos de ética e de deontologia e estabelecer padrões de qualidade em cada país.

Recorde-se que os princípios básicos da pesquisa de mercado são os seguintes:


  • A cooperação dos inquiridos é sempre voluntária. Os inquiridos devem ser informados com objectividade e verdade sobre os objectivos dos estudos e sondagens.
  • Existe um total respeito pela privacidade e outros direitos dos inquiridos. A informação recolhida apenas será usada para fins científicos e será convenientemente protegida do conhecimento de terceiros
  • Os responsáveis devem conduzir os estudos e sondagens de forma objectiva e com honestidade, de acordo com os princípios da pesquisa científica e com respeito pelas normas em vigor, nomeadamente o código da Esomar
  • Existem cuidados especiais nos estudos junto de crianças e outros grupos vulneráveis da população

A Apodemo é uma associação portuguesa filiada na Efamro que se tem esforçado por implementar em Portugal os códigos da Esomar e as normas de qualidade para a actividade.



Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais