Marktest apresenta estudo de audiências de Imprensa Regional

placeholderplaceholderA Marktest desenvolveu um estudo sobre audiências de imprensa regional em colaboração com a AIND (Associação Portuguesa de Imprensa), que neste momento está a ser apresentado em todo o país, em primeira mão, aos órgãos da imprensa regional.

A necessidade de desenvolver um estudo de carácter regular que permitisse fornecer indicadores de audiência de títulos de Imprensa Regional fez-se sentir a partir do momento em que passaram a existir instrumentos/ferramentas de medição de audiências para a Imprensa nacional e também para os restantes meios.

placeholderO objectivo de um estudo desta natureza é obter indicadores de leitura de títulos Regionais, comparáveis com os indicadores obtidos para os títulos nacionais, no estudo Bareme-Imprensa.

No entanto, devido ao número elevado de publicações a operar no mercado português, tornava-se necessário definir critérios de inclusão de títulos. Com esse objectivo, em meados de 2001, a Marktest decidiu realizar um estudo piloto que pudesse fornecer informação necessária à selecção dos títulos a estudar num projecto regular. Este estudo piloto foi realizado no Bareme-Imprensa, na 3ª vaga de 2001 e 1ª e 2ª vagas de 2002 e consistiu em perguntar espontaneamente aos entrevistados que publicações de Imprensa Regional tinham por hábito ler ou folhear.

Concluído este teste, foram seleccionados todos os títulos que obtiveram espontaneamente um mínimo de 5 referências na amostra (num total de 15,321 entrevistas), para estudo no projecto regular de Audiência de Imprensa da Marktest - o Bareme-Imprensa.

Para viabilizar este projecto, a Marktest e a AIND trabalharam em conjunto, discutindo várias questões técnicas e de desenvolvimento de questionário. Ambas as entidades estão agora a percorrer o país, apresentando em primeira mão aos jornais regionais e a entidades locais, as características deste novo estudo. A 12 de Setembro foi realizada em Faro, uma apresentação para as publicações dos Distritos de Beja, Évora e Faro. A 19 de Setembro, sê-lo-à em Fátima, para as publicações dos Distritos de Castelo Branco, Coimbra, Leiria, Lisboa, Portalegre, Santarém e Setúbal. Na semana seguinte, em data ainda a definir, em Vila Nova de Gaia, para as publicações dos Distritos de Aveiro, Braga, Bragança, Guarda, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu. No início de Outubro, em Lisboa, será feita a apresentação a Agências e Centrais e ao mercado em geral. Os resultados estarão disponíveis a partir de 15 de Outubro do corrente ano.



Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais