Novelas da noite
Portugueses preferem ... as portuguesas

Ao longo do mês de Agosto, mês de eleição para as férias da maior parte dos portugueses, as novelas da noite da SIC e da TVI continuaram a ser exibidas. A TVI estreou mesmo uma nova novela a 4 de Agosto, “O Teu Olhar”, que entrou imediatamente para os Tops de Audiências.

A análise do comportamento da audiência das novelas da noite teve como base o share obtido em Agosto por “Mulheres Apaixonadas”, “Kubanacan” (ambas em exibição na SIC), “O Teu Olhar” e “Saber Amar” (ambas na TVI). As novelas da SIC são brasileiras, o que contrasta com a aposta da TVI na ficção nacional, apresentando novelas com actores portugueses.

De salientar que enquanto “Mulheres Apaixonadas” e “Saber Amar” têm emissão diária por volta das 22 horas (com algumas excepções em dias com horário um pouco diferente ou em que as estações não as puseram mesmo no ar), já “Kubanacan” e “O Teu Olhar” passam cerca de uma hora mais tarde – esta última, de segunda a sexta, e a primeira às segundas e de quarta a sexta-feira.

As novelas da SIC registaram ao longo de Agosto valores de share de audiência inferiores aos registados pelas novelas da TVI, nomeadamente a novela “O Teu Olhar”, que é a que detém maior share de audiência, registando ao longo de quase todo o mês valores acima dos 40%.

A novela “Kubanacan”, da SIC, teve um comportamento relativamente estável ao longo do mês em análise, registando um share normalmente um pouco abaixo dos 30%, apesar de o dia 6 de Agosto ter sido o mais desfavorável até ao momento, com 21% de share.

A novela “Mulheres Apaixonadas” não tem um comportamento tão estável como a anterior, apesar de registar, na maioria dos episódios, um share mais alto (acima dos 30%), não atingindo contudo os 40%. No dia 22 teve o valor mais elevado do mês, atingindo os 36%.

Relativamente à novela “Saber Amar”, podemos verificar que ao longo do mês de Agosto as suas emissões tiveram um share que se situou, na sua maioria, entre os 30% e os 40%, ultrapassando pontualmente estas duas barreiras. Esta novela teve o seu pior dia até ao momento, com 22.1% de share e 5.8% de audiência média, no dia 20 de Agosto.

A novela “O Teu Olhar”, como já referimos, estreou as suas emissões na TVI no dia 4 de Agosto e entrou directamente para os Tops, registando a melhor “performance” das novelas analisadas. Como se pode verificar, os portugueses aceitaram de imediato esta novela, permanecendo fiéis durante a maior parte das suas emissões, com valores de share quase constantemente acima dos 40%. Foi no dia 25 que esta novela obteve simultaneamente os valores mais elevados até ao momento tanto de share (47.9%) como de audiência média (14.9%).

Esta análise foi efectuada com base no software e-telereport.com da MediaMonitor



Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais

  • Fusion 2019

    A ESOMAR retoma este evento em 2019, inteiramente dedicado à apresentação de casos de sucesso em "Qualitative Research" e "Data Science".

    10 a 14 de novembro de 2019

    ESOMAR

    Madrid, Espanha

    info@esomar.org

  • APODEMO Talks

    Mais uma edição do APODEMO talks, desta vez com o essencial do Congresso ESOMAR realizado em setembro.

    12 de novembro de 2019

    APODEMO

    Hotel Real Palácio, Lisboa

    apodemo@apodemo.pt