Publicidade por dias

2 junho 2004

O domingo não é apenas o dia com maior audiência média de televisão: também é aquele que recolhe o maior volume de investimentos publicitários naquele meio. São dados da MediaMonitor, trabalhados pela Marktest.com.

Em 2003, 14.7% da duração total da publicidade televisiva foi colocada aos domingos, mas os investimentos a preços de tabela nesses dias correspondem a 16.2% do total. De facto, os domingos posicionam-se como os dias que mais volume de publicidade recolhem ao longo do ano, acompanhando de forma mimética o que se passa ao nível das audiências de televisão, que também são mais favoráveis nesse dia.

Durante o ano transacto, os canais de sinal aberto emitiram mais de seis mil horas de publicidade comercial (não inclui auto-promoção). Deste montante, a TVI emitiu 28.3%, a RTP1 27.2%, a SIC 26.8% e a RTP2 17.8. Em número de inserções, os valores são bastante diferentes, com a TVI a passar 37.7% das inserções publicitárias, a SIC 33.5%, a RTP1 24.6% e a RTP2 apenas 4.1%. Mas é ao nível do volume do investimento a preços de tabela que maiores diferenças se registam: a TVI recebe 47.1% do total, a SIC 35.4%, a RTP1 17.4% e a RTP2 0.1%.

Os domingos são os dias que recolhem maior volume de publicidade em todos os canais: na RTP1 representam 17.1% do montante da estação, na SIC 16.5% e na TVI 15.6%.

A análise dos gráficos permite observar o share de duração, inserções e investimento publicitário por canal e detectar algumas diferenças.

Em duração, o dia mais favorável da RTP1 é a sexta feira, quando emite 28% da publicidade televisiva. Para a SIC, as quartas-feiras são mais favoráveis, quando passa 27% da publicidade do meio. Já quanto à TVI, são os sábados os dias mais favoráveis, quando é responsável por 29.9% da duração total.

Em número de inserções, são também as sextas os melhores dias da RTP1, quando concentra 25.8% do total. As segundas-feiras representam para a SIC o melhor share, com 34.9%, e os sábados constituem os melhores dias da TVI, quando passa 39.7% das inserções publicitárias.

Já quanto ao volume de investimento, a situação é diferente: as quartas e os sábados constituem os melhores dias da RTP1, quando o canal recolhe 18.6% do total; os domingos representam o maior share da SIC, com 36%, e nas segundas-feiras a TVI recolhe 48.4% do bolo publicitário.

Notas: Valores a preços de tabela. Não inclui auto-promoção dos canais. Análise realizada com o software Videotrack da MediaMonitor.

Notícias da mesma semana

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais