Marktest no Dia Nacional da Imprensa
Grupo Marktest,  30 setembro 2004

placeholderA AIND (Associação Portuguesa de Imprensa) promoveu nos dias 24 e 25 de Setembro de 2004 um Seminário para comemorar o Dia Nacional da Imprensa. Nesse Seminário esteve presente Helena Barbas, Directora de Estudos de Meios da Marktest, que apresentou os resultados provisórios da 2ª vaga do estudo de audiências da imprensa regional.

placeholder Integrada na sessão dedicada ao tema dos investimentos publicitários na imprensa (dia 24 de Setembro), a comunicação de Helena Barbas procurou demonstrar como a imprensa regional pode ser um complemento dos investimentos publicitários dos anunciantes em Imprensa, ao permitir aumentar a cobertura das campanhas. Na sessão, que foi presidida por João Lopes, vice-presidente da Associação Portuguesa de Imprensa, intervieram também Rui Ramos Pereira, da Pubmagazine, João Moraes Palmeiro, da Media Bónus Regiões, José Branco, da Publimpor, e Rui Paulo Lopes, da MeioRegional.

Na sua intervenção, Helena Barbas citou alguns números relativos a este meio:

  • 83.9% dos residentes no Continente com 15 e mais anos afirmam ter contacto, independentemente da frequência com que o fazem, com um qualquer título de Imprensa
  • 79.8% têm por hábito ler ou folhear jornais, independentemente da frequência com que o fazem
  • 69.4% têm por hábito ler ou folhear revistas, independentemente da frequência com que o fazem

No mesmo contexto,

  • 77% têm por hábito ler ou folhear jornais de informação geral, sejam eles de âmbito nacional ou de âmbito regional
  • 65% têm por hábito ler ou folhear jornais nacionais de informação geral
  • 25% só lêm ou folheiam jornais nacionais de informação geral
  • 51% têm por hábito ler ou folhear jornais regionais
  • 12% só lêm ou folheiam jornais regionais
  • 40% lêm ou folheiam ambos os tipos de publicações

No total, o estudo de Imprensa Regional da Marktest analisa 479 títulos da imprensa regional, 42 dos quais estão disponíveis para utilização no Marksel, o software de planeamento de campanhas publicitárias da Marktest. Estes 42 títulos representam 44% da audiência da imprensa regional.

O distrito do Porto é aquele que conta com maior número de títulos estudados, num total de 57. Aveiro, Braga e Viseu também possuem um número elevado de títulos em estudo (51, 49 e 39, respectivamente).

Nos hábitos de leitura de imprensa regional, destacam-se os residentes nos distritos de Coimbra e de Castelo Branco, que obtêm os índices de leitura mais elevados (75.8% e 75%, respectivamente). Com valores abaixo da média nacional (51.4%), estão os residentes nos distritos de Bragança (43.6%), Beja (40.0%), Porto (40.0%) e Lisboa (30.9%).

Numa demonstração de qual poderá ser o contributo da imprensa regional no aumento de cobertura das campanhas publicitárias, Helena Barbas apresentou ainda os resultados obtidos na cobertura de uma inserção por título utilizando suportes nacionais e regionais. Em distritos como Castelo Branco os ganhos chegam aos 26.2 pontos percentuais (passando de uma cobertura de 19.7% com títulos nacionais para 45.9% com ambos). Também em Leiria e em Santarém se registam ganhos de cobertura importantes (de 27.9% para 47.1% e de 29.7% para 47.4%, respectivamente) - para um aumento médio a nível do Continente de 34.6% para 42.1%.

Consulte aqui a apresentação completa ou contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Notícias da mesma semana

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais