Prémios Esomar
Grupo Marktest,  28 setembro 2004

placeholder De 19 a 22 de Setembro decorreu em Lisboa o 57º Congresso da Esomar, onde estiveram em destaque comunicações seleccionadas por um juri internacional. O Congresso, cujo tema foi "Integrating Marketing Research in Business. From Managing Data to Generating Decisions", reuniu perto de 1000 participantes de mais de 64 países.

O Prémio Fernanda Monti para a Melhor Comunicação, no valor de EUR 2,500, foi para a comunicação com o título "Consolidating the role of market research in business decision-making by extending our skill set into business consultancy", de DVL Smith, Presidente da Incepta Marketing Intelligence e Professor da University of Hertfordshire Business School, Reino Unido.

Esta comunicação argumenta que muita da frustração com os outputs do marketing research se centram na impossibilidade de estender as suas competências à consultadoria empresarial e por isso melhora a capacidade para realçar a qualidade da tomada de decisão assente na informação. Ao estender as qualidades de consultadoria dos market researchers e ao colocar mais ênfase na comunicação com os decisores, a qualidade dos estudos oferecidos aos clientes melhorarão visivelmente.

Foram entregues dois outros prémios, no valor de EUR 1,500, para o Melhor Estudo de Caso e para a Melhor Metodologia. O prémio de Melhor Estudo de Caso foi ganho em ex aequo por duas comunicações - "Becoming cultural architects. How to drive the influence of research on company culture", de Hilary Perkins, Vice-Presidente Marketing Resources e Paul Buckley, Vice-Presidente Research & Evaluation, Allied Domecq Spirits & Wine, Reino Unido, e ainda "Market research: A new generation on the go. Personal experience in transforming the role of the market research department from "data provider" to "leadership for growth", de Corinne Rosinski, Responsável do Departamento de Consumer & Market Insight, Unilever, Bélgica.

A primeira comunicação descreve como um simples estudo de segmentação global levou uma organização a repensar muitos dos seus processos internos mais importantes, incluindo a alocação de recursos entre países, posicionamento de marca e no estabelecimento de prioridades das oportunidades de inovação.

Na segunda comunicação mostra-se como o papel do departamento de market research pode ser transformado de um mero fornecedor de dados a um parceiro estratégico que oferece consumer insights cruciais e permite a tomada de decisões empresariais acertadas.

O prémio para Melhor Metodologia foi entregue a "Getting research noticed at the corporate top table. Putting research assets in a client portal can help research move from a reactive to a strategic role", de Ioannis (John) Dimopoulos, Vice-Presidente Senior e Global Director de Market Research da Reckitt Benckiser Plc, Reino Unido, Jonathan Rabson, Director da E-Tabs, Reino Unido e Daryl Maloney McCall, Director da Insight Marketing Systems, Austrália.

Esta comunicação forneceu um estudo de caso que destacou as razões para e os benefícios atingidos com a implementação de um portal de um departamento de market research centrado no cliente.

Os membros do juri que atribuíram estes prémios foram:

  • Fredrik Nauckhoff, Nestlé, Suiça (Presidente da Esomar)
  • Jorge Garcia Gonzalez, JGG - International Business Consultancy, Argentina (Presidente do Comité do Programa)
  • Frank Wimmer, Bamberg University, Alemanha
  • Cees de Bont, Philips, Holanda
  • Jim Spaeth, Sequent Partners, Estados Unidos

A Esomar é a Associação mundial de profissionais de estudos de mercado. Consulte o site da Esomar para mais informações.

Notícias da mesma semana

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais