Sismos com réplicas na Internet, medidas pelo Netscope...

Marktest,  6 janeiro 2005

Os dois sismos de Dezembro tiveram réplicas na Internet, registadas pelo Netscope™: no dia 13 de Dezembro, após o sismo que atingiu Portugal continental às 14:16, a página de entrada da SIC online, (que tinha obtido 2343 páginas visitadas no período 13h-14h) disparou para 6211 páginas vistas no período em que ocorreu o abalo, atingindo um pico de 6489 páginas vistas na hora seguinte!

Como mostra o gráfico Netscope™ desse dia, há um salto abrupto, no tráfego habitual para um dia de semana, com um crescimento de 265% entre o período 13h-14h e 14h-15h!

Também após o trágico maremoto ocorrido no Domingo 26, o Netscope™ mostra o crescimento de acessos à SIC online, desta feita, mais difuso no tempo, dada a sua distância, progressiva informação e ocorrência num domingo.

Comparando os dias 26, 27 e 28 com o período análogo da semana anterior, é visível o incremento de acessos, mesmo tendo em conta a diferença típica de acessos entre o fim-de-semana e os dias de trabalho.

Estas evoluções foram seguidas, em tempo real pela SIC online, que assim pôde optimizar a sua comunicação com os visitantes. No caso do sismo sentido em Portugal, dado o aumento de acessos ter sido abrupto, permitiu gerar uma página especial, que se manteve no ar até o tráfego voltar a valores mais habituais.

Estes resultados têm origem no teste que a SIC online está a fazer ao Netscope™, o sistema site-centric de medição de tráfego de sites, agora lançado em Portugal, pela Marktest em associação com a Weborama, empresa sedeada em França, especialista em soluções Internet.

João Pedro Galveias, Director de Programas e Entretenimento Digital da SIC online assinala: "As funcionalidades de análise de site da plataforma Netscope™ são um instrumento de trabalho extremamente interessante. Para além dos relatórios mensais e diários, existe também a funcionalidade de análise em tempo real do movimento nas várias zonas do site, o que ajuda todo o processo de gestão de conteúdo."

O Netscope™ é um sistema de medição do tráfego de sites, medindo os acessos e fornecendo essa informação em tempo real aos respectivos clientes. A facilidade de utilização e a monitorização instantânea são algumas das características deste sistema. O rigor do sistema de marcadores de páginas (Tags) permite também, uma medição muito precisa, ao descartar tráfego gerado por robots e ferramentas de monitorização e, por outro lado, considerar correctamente os acessos a páginas em memória cache de proxies (situação habitual nos acessos realizados a partir de locais de trabalho e estabelecimentos de ensino) e de browsers, quantificar correctamente páginas dinâmicas, páginas seguras, sites em Flash e acessos a conteúdos multimédia.

Também o Sapo e a Motorpress Lisboa já estão a experimentar este sistema site-centric de medição de tráfego e de optimização de sites.

"Numa altura em que a Internet se afirma com uma commodity que está presente no dia-a-dia de centenas de milhares de utilizadores portugueses, temos de lhe dar o valor comercial devido. É claro que isso passa por definir um standard de análise dos sites que permita uma quantificação e uma perfilagem dos utilizadores de modo a dar instrumentos ao mercado. A plataforma Netscope™ é um grande passo neste sentido", afirma João Pedro Galveias.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais