Euro: nova moeda já adoptada pelos portugueses
Grupo Marktest,  14 abril 2005

placeholderOs portugueses mostram-se muito familiarizados com o euro e dizem "fazer contas" mais vezes em euros do que em escudos. São os resultados de uma sondagem exclusiva do Fonebus da Marktest para a Marktest.com Notícias.

Três anos depois da adopção do euro como moeda única pela maioria dos Estados-membros da União Europeia, os portugueses mostram que a nova moeda já entrou no seu dia-a-dia.

Em sondagem realizada pelo Fonebus da Marktest, 54.7% dos residentes no Continente com 18 e mais anos afirmaram estar muito familiarizados com esta moeda; 24.5% referiram que esta moeda lhes era algo familiar e 18.9% disseram que ela lhes era pouco ou nada familiar. A esta questão, houve ainda 1.9% de inquiridos que não soube responder.

A menor familiaridade com o euro é revelada pelos mais idosos (33.1% dos que têm mais de 64 anos afirmaram-se pouco ou nada familiarizados com ela), pelos residentes no Interior Norte (28.2%) e pelos indivíduos das classes sociais média baixa ou baixa (28.5%).

placeholder

Apesar destas dificuldades em alguns targets, todos afirmaram maioritariamente fazer mais vezes contas em euros do que em escudos, no seu dia-a-dia. Dos inquiridos nesta sondagem, 64.9% afirmaram fazer mais vezes contas em euros; 31.7% referiram que no seu dia-a-dia faziam contas na maioria das vezes em escudos, havendo ainda 3.3% que não soube ou não quis responder à questão.

Nesta questão, as respostas que mais se afastaram destes valores médios foram as dadas pelas mulheres (57.2% delas afirmou fazer contas em euros e 40.2% em escudos) e pelos mais idosos (51.1% dos que têm mais de 54 anos afirmou fazer mais vezes contas em euros e 45.3% em escudos).

placeholder

Esta sondagem foi realizada pela Marktest entre os dias 29 e 31 de Março de 2005, com a seguinte Ficha Metodológica. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais
  • The Art & Science of Inovation

    16 a 18 de junho de 2024

    ESOMAR

    Chicago, EUA

    events@esomar.org

  • 30 anos CNPD

    A Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) realiza uma conferência internacional, integrada nas comemoraçãoes do seu 30º aniversário.

    24 de junho de 2024

    Comissão Nacional de Proteção de Dados

    Sala do Senado, Assembleia da República, Lisboa

    geral@cnpd.pt