Euro: nova moeda já adoptada pelos portugueses
Grupo Marktest,  14 abril 2005

placeholderOs portugueses mostram-se muito familiarizados com o euro e dizem "fazer contas" mais vezes em euros do que em escudos. São os resultados de uma sondagem exclusiva do Fonebus da Marktest para a Marktest.com Notícias.

Três anos depois da adopção do euro como moeda única pela maioria dos Estados-membros da União Europeia, os portugueses mostram que a nova moeda já entrou no seu dia-a-dia.

Em sondagem realizada pelo Fonebus da Marktest, 54.7% dos residentes no Continente com 18 e mais anos afirmaram estar muito familiarizados com esta moeda; 24.5% referiram que esta moeda lhes era algo familiar e 18.9% disseram que ela lhes era pouco ou nada familiar. A esta questão, houve ainda 1.9% de inquiridos que não soube responder.

A menor familiaridade com o euro é revelada pelos mais idosos (33.1% dos que têm mais de 64 anos afirmaram-se pouco ou nada familiarizados com ela), pelos residentes no Interior Norte (28.2%) e pelos indivíduos das classes sociais média baixa ou baixa (28.5%).

placeholder

Apesar destas dificuldades em alguns targets, todos afirmaram maioritariamente fazer mais vezes contas em euros do que em escudos, no seu dia-a-dia. Dos inquiridos nesta sondagem, 64.9% afirmaram fazer mais vezes contas em euros; 31.7% referiram que no seu dia-a-dia faziam contas na maioria das vezes em escudos, havendo ainda 3.3% que não soube ou não quis responder à questão.

Nesta questão, as respostas que mais se afastaram destes valores médios foram as dadas pelas mulheres (57.2% delas afirmou fazer contas em euros e 40.2% em escudos) e pelos mais idosos (51.1% dos que têm mais de 54 anos afirmou fazer mais vezes contas em euros e 45.3% em escudos).

placeholder

Esta sondagem foi realizada pela Marktest entre os dias 29 e 31 de Março de 2005, com a seguinte Ficha Metodológica. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais