O Governo de Sócrates nas notícias
Grupo Marktest, 16 junho 2005

placeholder Três meses após a tomada de posse, a Marktest.com Notícias faz o balanço da exposição noticiosa do Governo nos quatro canais de televisão de sinal aberto, com dados do serviço Telenews da MediaMonitor.

Entre 12 de Março e 12 de Junho de 2005, o Governo enquanto instituição foi tema de 1621 peças noticiosas emitidas nos serviços regulares de informação da RTP1, 2:, SIC e TVI. Estas notícias sobre o executivo tiveram mais de 55 horas de duração. O assunto representou 7.8% do total de notícias emitidas no período em análise e 9.0% da sua duração.

No conjunto dos quatro canais analisados, a RTP1 foi o que emitiu mais notícias sobre este assunto (num total de 507), bem como o que lhe dedicou mais espaço de grelha informativa (perto de 19 horas).

Também foi neste canal que estas notícias tiveram mais audiência (9.6% de audiência média) e maior visibilidade (audiência ponderada pela duração); do total da informação vista sobre o Governo, 42.3% foi vista na RTP1.

Mas foi na na 2: que o tema teve maior relevância - tanto em termos de número de notícias como em duração, já que representou 15.1% do total de notícias emitidas pela estação neste período e 17.4% da sua duração.

placeholder

As notícias sobre o Governo tiveram na RTP1 e na TVI uma audiência média superior às restantes notícias emitidas por estes canais. Pelo contrário, na 2: e na SIC foram as outras notícias que mais audiência média obtiveram. Para o conjunto dos canais em análise, as restantes notícias registaram maior audiência média do que as relativas a este tema.

placeholder

Esta análise considera apenas a cobertura televisiva dada ao Governo nos serviços regulares de informação dos canais em análise no período compreendido entre 12 de Março e 12 de Junho de 2005, segundo a seguinte Nota Metodológica. Exclui por isso toda a programação especial que estes canais possam eventualmente ter emitido a propósito deste assunto. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais