A dinâmica populacional do país

Grupo Marktest,  16 fevereiro 2006

No período entre 1993 e 2003, observaram-se alterações no que respeita à dinâmica populacional do país, de acordo com dados disponíveis na análise Os Concelhos Portugueses 1995-2005.

O aumento populacional ocorrido em Portugal na última década ficou a dever-se, sobretudo, a um fenómeno até então quase desconhecido para o país: a imigração de carácter permanente.

O acréscimo populacional efectivo teve por base as elevadas taxas de crescimento migratório, uma vez que o crescimento natural foi baixo e em muitos concelhos registou mesmo valores negativos.

A análise dos mapas mostra fenómenos interessantes, como o facto do crescimento natural ser mais expressivo nos concelhos do Grande Porto e o crescimento migratório ter mais relevância nos concelhos da Grande Lisboa e do Algarve.

Analisando a Taxa de Crescimento Efectivo, verifica-se que em mais de metade dos concelhos portugueses este crescimento foi negativo.

Em termos de distribuição espacial, observa-se que os concelhos onde a dinâmica populacional foi positiva se localizam sobretudo nas regiões litorais, particularmente nos concelhos da Grande Lisboa.

Contudo, não é possível dissociar o Crescimento Efectivo observado nestes concelhos dos movimentos migratórios verificados sobretudo no sentido Interior-Litoral (e imigratórios), que em boa parte explicam este Acréscimo Populacional.

No que respeita à Taxa de Crescimento Migratório, observa-se que o afluxo populacional teve maior visibilidade nos concelhos da Grande Lisboa e Algarve (sobretudo Loulé e circundantes).

Já os resultados da Taxa de Crescimento Natural vêm comprovar a fraca dinâmica populacional, já que, 70% dos concelhos portugueses tiveram um Crescimento Natural negativo entre 1993 e 2003, o que significa que nesses concelhos foi maior a mortalidade do que a natalidade.

A dinâmica populacional é um dos temas abordados na análise Os Concelhos Portugueses 1995-2005 que a Marktest.com produziu recentemente. Todos os dados aqui referidos estão disponíveis por concelho.

Para obter mais detalhes sobre esta análise, consulte o seguinte link e veja a brochura de apresentação. Contacte-nos se pretende mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais