Dois milhões de praticantes regulares de desporto
O estudo Consumidor da Marktest contabiliza mais de dois milhões de portugueses que praticam regularmente desporto.
Grupo Marktest, 31 outubro 2006

placeholder

Segundo os resultados da edição de 2005 do Consumidor, um em cada quatro portugueses pratica regularmente desporto. O estudo contabiliza 2 216 mil indivíduos que se afirmam praticantes de desporto, um número que representa 26.7% do universo composto pelos residentes no Continente com 15 e mais anos.

O número de portugueses que se revelam adeptos de actividade desportiva tem revelado uma tendência geral de crescimento ao longo dos últimos anos.

placeholder

Esta prática é, no entanto, bastante heterogénea entre a população. A idade e a ocupação são as variáveis mais dicriminantes, pois são as que revelam maiores diferenças de comportamento entre os indivíduos.

Os mais jovens são, naturalmente, os que mais afirmam praticar desporto de forma regular, 59.1% dos que têm entre 15 e 17 anos. Este valor decresce sistematicamente à medida que aumenta a idade, situando-se nos 8.8% junto dos mais idosos, com mais de 64 anos.

Na ocupação, os estudantes destacam-se claramente: 57.5% deles diz ser praticante de desporto. Entre as ocupações activas, os quadros médios e superiores registam a maior taxa, de 42.5%.

Entre os sexos, também se registam oscilações consideráveis, com 34.5% dos homens e 19.5% das mulheres a afirmar praticar regularmente desporto.

A análise por classe social também mostra diferentes comportamentos, sendo maior o número de praticantes de desporto entre a classe alta e média alta, 36.2%, um valor que baixa sistematicamente até aos 15.4% observados junto dos indivíduos da classe baixa.

Entre as regiões é onde se encontra um comportamento mais homogéneo face a esta prática, sendo no entanto os residentes na Grande Lisboa e no Litoral Norte os que apresentam valores superiores à média (32.2% e 29.8%, respectivamente).

placeholder

Uma análise do perfil dos portugueses que dizem praticar regularmente desporto mostra ainda que 45.6% deles residem nas regiões da Grande Lisboa ou do Litoral Norte, 61.8% são do sexo masculino, 49.3% têm entre 18 e 34 anos, 60.9% pertencem às classes sociais média ou média baixa e 57.8% são estudantes ou exercem ocupações como quadros médios e superiores ou trabalhadores qualificados.

Esta análise foi realizada com base nos resultados do estudo Consumidor da Marktest. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais