Portugueses obtêm informação sobre seguros junto do mediador

Segundo os resultados do estudo Basef Seguros da Marktest, a maioria dos indivíduos que possuem pelo menos um seguro recorrem ao mediador para obter informações sobre seguros. O contacto directo com a companhia de seguros também é muito frequente.

Grupo Marktest,  18 janeiro 2007

Os resultados da primeira vaga de 2006 do Basef Seguros indicam que 2,8 milhões de portugueses com 15 e mais anos recorre a um mediador de seguros para obter informações sobre estes produtos financeiros. Este é o canal mais utilizado, a quem recorrem 39.5% dos possuidores de seguros.

A deslocação à companhia de seguros é a segunda forma mais referida para obter informações sobre seguros, com 38.2% das respostas. Os amigos e familiares surgem na terceira posição, referidos por 27.4% dos possuidores de seguros. Na quarta e quinta posições estão o telefonar para a companhia de seguros, 18.9% e através dos mass media, 16.4%.

O recurso à internet para obtenção de informação sobre seguros abrange 14.6% dos possuidores destes produtos, estando à frente dos mailings da companhia (12.6%) e do banco (9.9%). Este é o canal que apresenta mais variações quando analisado o perfil dos que o utilizam.

A utilização da internet para recolha de informação sobre seguros é substancialmente superior junto dos indivíduos mais jovens (33.6% dos segurados entre os 15 e os 24 anos utiliza-o), entre os residentes na região da Grande Lisboa (19.1%), os indivíduos das classes sociais alta e média alta (25.1%), os quadros médios e superiores (30.1%) e os estudantes (36.3%).

Para estes últimos, a internet é o principal meio utilizado para obter informações sobre seguros, um dado muito relevante dado que estes indivíduos têm uma média etária baixa e uma esperança de vida maior, o que significa que constituem um dos mercados com maior longevidade para as companhias de seguros.

Para os jovens dos 15 aos 24 anos (a maioria, estudantes), a internet é o segundo meio de obtenção de informações sobre seguros e para os quadros médios e superiores este é o terceiro meio.

Esta análise foi realizada com base nos resultados da primeira vaga de 2006 do estudo Basef Seguros da Marktest. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais