CAEM recomenda Bareme Cinema

Em Dezembro último, a CAEM decidiu recomendar o estudo Bareme Cinema, da Marktest, como estudo de referência para o meio cinema.

Grupo Marktest,  16 janeiro 2007

O Conselho Técnico Consultivo do Grupo Cinema da CAEM, que analisou o projecto de estudo de audiências de cinema apresentado pela Marktest após solicitação dos dois principais operadores do mercado, decidiu recomendar este estudo como "o único estudo que fornece a informação indispensável à análise de audiências pelo mercado, de acordo com as exigências e potencial deste mesmo mercado.

A análise contemplou aspectos relevantes deste tipo de estudos, nomeadamente os objectivos, opções metodológicas, questionário, indicadores e informação a disponibilizar, apresentação da informação e utilização do software Marksel.

Perante estes dados, o Conselho Técnico Consultivo do Grupo Cinema considera que o presente estudo seja considerado como estudo de referência para o mercado já que tem em conta os consensos técnicos e financeiros gerados em torno do desenvolvimento do mesmo, sendo portanto uma decisão convencionada pelo mercado utilizador representado na CAEM".

O Bareme Cinema é um estudo de audiências para o meio Cinema em Portugal Continental, que permite analisar este meio em 3 grandes vertentes:

  • A caracterização do comportamento da população Portuguesa face ao meio Cinema.
  • A publicação de audiências por cinemas/complexos.
  • O planeamento publicitário em cinemas/complexos/circuitos/redes dos operadores.

O Bareme Cinema tem uma publicação trimestral de resultados. Contudo, apesar desta divulgação trimestral, os resultados têm como base de análise os dados acumulados dos últimos 4 trimestres, com uma amostra teórica de 24024 entrevistas.

Os indicadores de audiência do estudo são:

Audiência Mensal
Número ou percentagem de indivíduos que foram ao cinema, pelo menos uma vez, nos últimos 30 dias.
Audiência Média
Número ou percentagem de indivíduos que foram ao cinema na última semana.
Cobertura Máxima
Número ou percentagem de indivíduos que costumam frequentar um cinema ou complexo, independentemente da regularidade com que o fazem.

Quanto à frequência, o Bareme Cinema fornece a seguinte tipologia de espectadores de Cinema:

Assíduos
Espectadores que vão ao cinema todas as semanas.
Regulares
Espectadores que vão ao cinema pelo menos uma vez por mês (engloba os Assíduos).
Ocasionais
Espectadores que vão ao cinema menos de uma vez por mês.

Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais