1,7 milhões de portugueses mensalmente no cinema

1,7 milhões de portugueses mensalmente no cinema

placeholder

O estudo Bareme Cinema da Marktest contabiliza 1 709 mil espectadores regulares de cinema, que dizem frequentar as salas de sétima arte pelo menos uma vez por mês.

Grupo Marktest
28 junho 2011

Segundo os resultados do estudo Bareme Cinema da Marktest, relativos ao período compreendido entre Abril 2010 a Março 2011, mostram que, no Continente, 2717 mil portugueses com 15 e mais anos costumam ir ao cinema, o que representa 32.7% do universo em estudo.

Considerando a frequência de ida ao cinema, é possível observar como 485 mil portugueses costuma frequentar as salas de cinema pelo menos uma vez por semana, um número que corresponde a 5.8% dos residentes no Continente com 15 e mais anos e a 17.9% dos que dizem costumar frequentar as salas de cinema. O Bareme Cinema identifica ainda 1 709 mil portugueses que referem ir ao cinema pelo menos uma vez por mês, o que corresponde a 32.7% do universo em análise, e 997 mil que refere fazê-lo ocasionalmente (com menor frequência que uma vez por mês), o que representa 12.0% do total.

A análise de acordo com o perfil sociodemográfico dos indivíduos que costumam ir ao cinema pelo menos uma vez por mês permite observar diferenças significativas neste hábito, sendo ao nível da idade e da ocupação que maior heterogeneidade de comportamentos se observa.

Os mais jovens são os que têm maior afinidade com o meio, 49.7% dos jovens entre os 15 e os 17 anos e 46.8% dos jovens dos 18 aos 24 anos dizem frequentar as salas de cinema pelo menos uma vez por mês.

Entre as ocupações, os estudantes e os quadros médios e superiores destacam-se claramente dos restantes indivíduos, com 42.5% dos primeiros e 51.2% dos segundos a irem regularmente ao cinema.

A classe social também apresenta diversidade de comportamentos, com o hábito de ir ao cinema uma vez por mês a decrescer à medida que "decresce" a classe social, de 45.0% da classe alta para 8.2% da classe baixa.

Entre as regiões as diferenças são menos significativas, embora os residentes na Grande Lisboa e no Grande Porto apresentem valores acima da média (29.0% e 26.1%, respectivamente).

Finalmente, homens e mulheres mostram assiduidade bastante semelhante: 22.0% dos homens e 19.3% das mulheres referem ir ao cinema pelo menos uma vez por mês.

O Bareme Cinema estuda o universo constituído pelos residentes no Continente com 15 e mais anos. A amostra deste estudo é distribuída em 4 vagas trimestrais de 6.006 entrevistas cada, totalizando 24024 entrevistas por cada 4 trimestres agrupados. O método de recolha é a entrevista telefónica assistida por computador - CATI. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais

  • Portugal Smart Cities Summit

    Esta exposição tecnológica (que tem o apoio institucional do Ministério da Economia, do Ministério do Ambiente e do Ministério da Ciência e Tecnologia, bem como do Secretário de Estado da Energia), conta com a participação de Municípios, Startups, PMEs e Universidades.

    22 a 24 de setembro de 2020

    Fundação AIP

    FIL, Parque das Nações, Lisboa

    elisabete.martins@ccl.fil.pt

  • ONSeries Lisboa

    Nesta mostra de conteúdos televisivos de ficção nacional, estarão presentes potenciais compradores de todo o mundo.

    28 e 29 de setembro de 2020

    Inside Content

    Centro Cultural de Belém, Lisboa