Em 2008, a penetração de telefone fixo era de 70%

Em 2008, a penetração de telefone fixo era de 70%

placeholder

Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), a taxa de penetração de telefone fixo em Portugal era, em 2008, de 70%.

Grupo Marktest
28 junho 2011

Segundo as estatísticas oficiais portuguesas, produzidas pelo INE, em 2008, 70% dos agregados domésticos com pelo menos um indivíduo entre os 16 e os 74 anos possuíam telefone (operador fixo).

Este indicador está disponível na publicação Sociedade da Informação em Portugal - 2008, que tem como base o Inquérito à Utilização de Tecnologias da Informação e da Comunicação pelas Famílias, realizado pelo INE em colaboração com a UMIC. O último ano em que se recolheu este indicador neste Inquérito foi em 2008, visto que a partir desse ano o próprio INE iniciou recolha telefónica neste estudo.

O INE indica ainda que esta taxa era de 75% em 2004, 74% em 2005 e 71% em 2006 e 2007.

Este Instituto tem vindo a adoptar com mais frequência a utilização do telefone na recolha de informação estatística, referindo mesmo que "em Portugal, a recolha telefónica de informação para a produção das estatísticas oficiais é ainda algo incipiente, havendo que intensificá-la para acompanhar os padrões europeus".

Já este ano, o INE alterou a metodologia do seu Inquérito ao Emprego, ao passar a adoptar o modo de recolha CATI - Computer Assisted Telephone Interviewing.

O Instituto justifica assim a sua opção metodológica: "o elevado peso da população residente em áreas urbanas e suburbanas - e a alteração do modo de vida pessoal e familiar em termos de ocupação do tempo e sentimento de insegurança que lhe está normalmente associado - tem criado algumas dificuldades na obtenção da colaboração das famílias na resposta aos inquéritos realizados pelo INE através de contacto presencial nos respectivos domicílios. Impunha-se, assim, proceder à modernização dos processos de recolha de dados junto das famílias, de forma a proporcionar modos mais seguros, fáceis e ágeis de resposta e a, simultaneamente, melhorar as taxas de resposta aos inquéritos, visando, num horizonte tão próximo quanto possível, a resposta via web."

Apesar da ausência de estatísticas oficias sobre a taxa de posse de telefone fixo para os anos seguintes, estima-se que esta tenha aumentado, com o crescimento da adesão aos pacotes triple e quadruple Play dos operadores de telecomunicações. Estes pacotes permitem a realização de chamadas nacionais sem custos acrescidos para os utilizadores, o que tem sido um estímulo para o crescimento desta taxa.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais

  • Portugal Smart Cities Summit

    Esta exposição tecnológica (que tem o apoio institucional do Ministério da Economia, do Ministério do Ambiente e do Ministério da Ciência e Tecnologia, bem como do Secretário de Estado da Energia), conta com a participação de Municípios, Startups, PMEs e Universidades.

    22 a 24 de setembro de 2020

    Fundação AIP

    FIL, Parque das Nações, Lisboa

    elisabete.martins@ccl.fil.pt

  • ONSeries Lisboa

    Nesta mostra de conteúdos televisivos de ficção nacional, estarão presentes potenciais compradores de todo o mundo.

    28 e 29 de setembro de 2020

    Inside Content

    Centro Cultural de Belém, Lisboa