Apito Dourado: 14 horas de informação em 2006
Em 2006, os serviços regulares de informação da RTP1, 2:, SIC e TVI divulgaram 14 horas de informação sobre o caso Apito Dourado, de acordo com os dados do serviço Telenews da MediaMonitor.
Grupo Marktest, 15 fevereiro 2007

placeholder Durante o ano de 2006, o caso Apito Dourado motivou 439 notícias nos serviços regulares de informação da RTP1, 2:, SIC e TVI.

O mês de Dezembro foi aquele em que mais notícias foram emitidas sobre este caso. A nomeação, a 14 de Dezembro, da Procuradora-Geral Adjunta, Maria José Morgado, para liderar a investigação deste caso e o lançamento do livro de Carolina Salgado (ex-companheira de Pinto da Costa, um dos citados como implicados no processo) no dia 7 motivaram o interesse das televisões por este tema.

Nesse mês, foram 177 os trabalhos emitidos sobre o Apito Dourado, o que correspondeu a 40.3% do total do ano.

placeholder

No total, as notícias relacionadas com este tema tiveram 14 horas de duração. Mais de metade desta duração foi oferecida em Dezembro, quando estes canais passaram 7 horas e 56 minutos de informação regular sobre o caso Apito Dourado.

placeholder

Em número de notícias, RTP1, SIC e TVI ofereceram valores muito equivalentes, respectivamente 141, 134 e 138 matérias.

Em duração, a SIC afastou-se um pouco dos restantes dois canais, que tiveram também uma oferta muito similar. A RTP1 passou 4 horas e 44 minutos de informação regular sobre o Apito Dourado, a TVI emitiu menos um minuto (4 horas e 43 minutos) e a SIC menos 52 minutos (3 horas e 52 minutos).

A 2:, pelo seu lado, passou 26 matérias de 41 minutos de duração sobre o assunto.

placeholder

Na TVI as matérias relacionadas com o caso Apito Dourado tiveram uma duração média superior, de 2 minutos e 3 segundos.

placeholder

Esta análise considera apenas os serviços regulares de informação dos canais em análise no período compreendido de 1 a 31 de Dezembro de 2006, segundo a seguinte Nota Metodológica. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais