1º Ranking Netscope de Tráfego de Sites
A publicação regular de um ranking independente de sites nacionais é um passo fundamental para a maturação da Internet como veículo publicitário. Consulte aqui o primeiro Ranking Netscope de Tráfego de Sites.
Marktest,  13 fevereiro 2007

placeholder Com a publicação deste primeiro Ranking Netscope de tráfego de sites, a Marktest inicia a divulgação mensal do tráfego dos sites nacionais que são medidos pelo Netscope e seguem os critérios Marktest de padronização de medição site-centric.

Depois da apresentação à CAEM da metodologia e critérios de padronização, a Marktest fez uma primeira apresentação pública da sua medição padronizada de tráfego de sites, no Seminário de ESTUDOS QUANTITATIVOS da Apodemo, em Novembro de 2006. Os dados então divulgados eram relativos a um período de apenas 2 semanas e serviram como introdução à iniciativa que agora arranca.

A medição Netscope é realizada a partir dos sites (site-centric) e é complementar à medição a partir dos utilizadores (também apelidada de user-centric). Em Portugal, esta última é realizada através do Netpanel meter, também da Marktest, que conta com a colaboração de um painel de 1000 lares.

O Netscope, como ferramenta site-centric de métricas web, recolhe todo (trata-se de um recenseamento) o tráfego de um site gerado por cibernautas, independentemente da sua origem geográfica e do tipo de local (lar, trabalho, escola, etc.). Trata-se, portanto, de uma cobertura universal, enquanto o Netpanel meter mede por amostragem e apenas os acessos de um universo mais restrito: Portugal continental e, presentemente, apenas a partir de casa. A vocação do Netpanel meter é fornecer dados de perfil dos cibernautas, como o perfil socio-demográfico e os hábitos de consumo dos internautas, e fornecer informação inter-sites, como é o caso da duplicação de audiências entre sites. Estes são dados que não podem ser recolhidos por medição centrada nos sites, como é o caso do Netscope.

Para além das vocações específicas do Netscope e do Netpanel meter e da complementaridade da informação, a sua conjugação permitirá uma medição integrada, o que é fundamental para que o meio Internet se posicione no mercado publicitário ao mesmo nível dos meios tradicionais: análise de audiências e comportamentos dos respectivos consumidores e avaliação de campanhas publicitárias por targets. Esta integração está a ser desenvolvida pela Marktest através do projecto SIM-NET - Sistema Integrado de Medição Internet.

A partir do corrente mês, o Ranking Netscope será divulgado mensalmente.

O Netscope é um estudo centrado no site , que permite a medição aprofundada e total dos acessos a um site. Cada site aderente insere códigos nas suas páginas (tags) e sempre que há uma visita, o Netscope regista o evento, fazendo uma medição total dos acessos ao conteúdo do site (internet/intranet/extranet).

Para mais informações sobre este assunto, visite o site www.netscope.marktest.pt.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais
Em Agenda ver mais
  • Social Media em Market Research

    Evento online, cujo tema é a utilização das redes sociais em extudos de mercado. Este evento tem a colaborção de Ray Poynter, especialista em Market Research e Insights

    29 de junho de 2021

    APODEMO em colaboração com a MRS

    formacao@apodemo.pt

  • QSP Summit

    Uma das mais relevantes conferências de Management e Marketing da Europa.

    1 a 2 de julho de 2021

    QSP - Consultoria de Marketing

    Exponor, Porto

    info@qspsummit.pt