Novadir lança BaremePharma

A Novadir acaba de lançar o BaremePharma, um estudo que permite conhecer o comportamento e as preferências da classe médica relativamente às companhias farmacêuticas.

Novadir,  13 março 2007

O Bareme Pharma é uma ferramenta que potencia a optimização do posicionamento das companhias farmacêuticas, pois permite conhecer comportamentos e preferências da classe médica face a dimensões transversais à companhia: comunicação, marca e imagem, produtos, acções comerciais e de marketing

96% dos médicos inquiridos referem ler regularmente publicações especializadas na área médica

Segundo o Bareme Pharma, e relativamente à imprensa especializada, a publicação mensal da Ordem dos Médicos - a Revista da Ordem dos Médicos, tem uma notoriedade total de 94% junto dos médicos inquiridos. O segundo e terceiro título mais conhecidos no total são o Jornal Tempo Medicina e o Jornal Notícias Médicas (com uma notoriedade total de 83%), ambos jornais semanais. De referir que, no top 5 de jornais e revistas mais conhecidos no total, figuram duas publicações internacionais (com edição em português): a Patient Care e o British Medical Journal, ambas publicações mensais.

Se, em termos de notoriedade total, o destaque vai para a Revista da Ordem dos Médicos, já em termos de recordação espontânea, é o Jornal Tempo de Medicina o que apresenta maior notoriedade (40%), seguido do Jornal Médico de Família (com 34%). De acrescentar que os médicos inquiridos referem espontaneamente uma média de 3,4 publicações.

Ainda relativamente à imprensa especializada e em termos de leitura regular, 96% dos médicos inquiridos referem ler ou folhear de forma regular publicações desta área de especialização, sendo de 6,4 o número médio de publicações que lêem ou folheiam. O título mais lido é a Revista da Ordem dos Médicos (com 63% de penetração), seguida da revista Patient Care, com uma penetração de 53%.

Quanto a assinatura de publicações médicas, 41% dos médicos assinam títulos da imprensa especialista, numa média de 1,3 títulos, sendo a Patient Care e a Revista da Ordem dos Médicos os títulos de maior assinatura (15% dos médicos inquiridos revela assinar estas publicações).



Ficha Técnica:

Estudo regular realizado pela Novadir, junto de uma amostra aleatória de 200 médicos que praticam Clínica Geral e Medicina Familiar em Portugal Continental e Ilhas (para um intervalo de confiança de 95% o nível de erro é de ± 6,84 pp). A amostra foi ponderada para o universo. A selecção dos médicos foi aleatória a partir da base de dados médica da Novadir, realizada para os locais de trabalho - Centros de Saúde, Hospitais e Consultórios. A informação foi recolhida por entrevista telefónica através do método de CATI , durante Novembro e Dezembro de 2006.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais