4,7 milhões de Portugueses ouvem mais de 3 horas de rádio todos os dias

Segundo os resultados do Bareme Rádio da Marktest, são 4,7 milhões os portugueses que diariamente dedicam à rádio mais de 3 horas.

Grupo Marktest,  13 março 2007

A Marktest.com Notícias, publica hoje o 3º de 4 artigos que tem dedicado ao meio rádio durante este mês de Março. Esta iniciativa teve como mote a comemoração dos 82 anos do início das emissões regulares de rádio, facto que aconteceu a 01 de Março de 1925.

A presente análise debruça-se sobre o tempo que os Portugueses dedicam diariamente à escuta de rádio e à forma como se tem processado a evolução deste indicador ao longo dos últimos anos. Como iremos demonstrar, paralelamente a um crescente consumo do meio, também a evolução do tempo médio de escuta diária reafirma a importância do papel que a rádio mantém no quotidiano dos Portugueses.

A primeira análise gráfica, abaixo, representa a evolução do tempo médio diário de audiência entre 1997 e 2006:

A estabilidade evidenciada pela linha evolutiva é clara. Ou seja, não só subiu o consumo de rádio como demonstrámos em análises anteriores, como se manteve o tempo médio diário dedicado ao meio.

Detalhando um pouco a abordagem, vejamos agora como se processa a evolução do tempo médio diário de audiência por local de escuta:

Atendendo a que o carro é o local onde mais indivíduos ouvem rádio hoje em dia, é particularmente relevante que o tempo médio se tenha mantido próximo das 2h diárias ao longo destes 10 anos abordados. Por outro lado, o local de trabalho apresenta uma tendência de subida, reforçando valores já elevados, enquanto que em casa a ligeira descida verificada é bem menos significativa do que outros aspectos, nomeadamente o peso deste local no total da escuta de rádio, já abordado no artigo anterior.

Finalizamos este artigo, salientando que, mais de 3 horas a ouvir rádio diariamente ao longo dos últimos 10 anos reforça, com objectividade, a consolidação da relação entre este meio e os seus ouvintes.

Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais