Prémio Riacho já foi atribuído

O Prémio Riacho 2006/07, que a Marktest patrocina pelo nono ano, já foi atribuído. A vencedora foi Joana Costa, aluna do 12º ano da Escola Secundária Afonso de Albuquerque, na Guarda.

Grupo Marktest,  8 junho 2007

A Marktest patrocina, tal como em edições anteriores, o Prémio Riacho, um prémio instituído pelo Jornal Expressão, da Escola Secundária Afonso de Albuquerque, na Guarda. Este ano, Joana Costa, aluna do 12º ano, foi a vencedora, depois de na edição anterior ter obtido a segunda classificação.

O Prémio Riacho é um Concurso de Texto, aberto apenas aos alunos da Escola Secundária Afonso de Albuquerque na Guarda, nas modalidades de ficção literária e de artigo de opinião de índole sociocultural.

O júri da edição 2006/07, constituído por Gabriela Marujo (jornalista do semanário Terras da Beira), José Manuel Gomes (associação de pais) e Emília Costa (professora da escola), classificou Joana Costa (aluna do 12º ano) em primeiro lugar. Joana escreveu o texto "Querer". Maria João Lopes (11º ano) ganhou o 2º lugar com o texto "Incolor" e Maria João Pinto (9º ano) ficou em 3º lugar com o texto "Alfa e Ómega".

O Prémio, patrocinado pela Marktest, tem um valor de 500 euros para a primeira classificada, de 200 euros para a segunda e de 150 euros para a terceira. Pretende estimular a escrita junto dos jovens do 9º ao 12º ano desta escola, levando-os a confrontar as suas ideias e a debater temas da actualidade através da escrita literária e de opinião.

O Prémio Riacho foi instituído a 22 de Abril de 1997 por 4 ex-alunos do Liceu Nacional da Guarda: Luís Teixeira Queirós (Presidente do Grupo Marktest), Armindo Jorge de Sousa Carvalheira, Jacinto Saraiva Baptista e Luís dos Santos Veiga (Quadro da Marktest Investimentos). Todos estes elementos estiveram na origem do jornal escolar Riacho (do Liceu Nacional da Guarda), editado pela primeira vez em Fevereiro de 1963. A evocação deste jornal acabou por ser determinante na instituição deste Prémio.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais