Eu é que sou o presidente da Junta ...

A célebre frase do comediante Herman José poderia aplicar-se à maioria dos residentes na Grande Lisboa, a uma percentagem significativa dos residentes no Grande Porto e a uma minoria dos residentes nas outras regiões do Continente. De facto, numa sondagem realizada pelo Fonebus da Marktest, 37% dos portugueses dizem não saber quem é o presidente da Junta de Freguesia onde residem.

Grupo Marktest,  5 junho 2007

As eleições intercalares para a Câmara Municipal de Lisboa relançaram o tema das autárquicas. Para saber que conhecimento têm os portugueses dos principais órgãos autárquicos, a Marktest realizou uma sondagem de opinião, cujos resultados agora se apresentam.

Aos residentes no Continente com 18 e mais anos foram colocadas duas questões: "O/A Senhor/a sabe quem é o presidente da junta de freguesia onde reside?" e "O/A Senhor/a sabe quem é o presidente da câmara do concelho onde reside?".

As respostas a estas questões mostram uma clara diferenciação entre os grandes centros urbanos e o resto do Continente, sobretudo no que diz respeito ao presidente da Junta de Freguesia, personalidade que a maioria (54.5%) dos residentes na Grande Lisboa diz desconhecer. Pelo contrário, no Interior Norte mais de 90% dos inquiridos diz saber quem é o seu presidente de Junta.

Na região da Grande Lisboa, vemos ainda que em todos os concelhos se registam maiores taxas de respostas positivas à questão relativa ao Presidente de Câmara do que à do Presidente da Junta de Freguesia. A única excepção ocorre no concelho de Odivelas, onde mais residentes disseram conhecer o Presidente de Junta (63.4%) do que o de Câmara (48.8%).

Em Loures também se observou uma menor distância entre as respostas a estas duas questões: 50% dos inquiridos neste concelho disseram saber quem é o Presidente de Junta e 60% disseram saber quem é o Presidente de Câmara.

Recorde-se que Odivelas é um dos mais recentes concelhos do país, criado em 1998, a partir de freguesias que pertenciam a Loures - o que pode constituir uma explicação para este padrão de respostas.

Em Oeiras observa-se, pelo seu lado, a maior distância entre as respostas a estas questões: 38.9% dos inquiridos neste concelho diz saber quem é o seu Presidente de Junta ao passo que todos dizem saber quem é o seu Presidente de Câmara. Isaltino Morais consegue assim o valor mais expressivo desta sondagem: 100%.

No concelho de Lisboa observou-se o menor número inquiridos que afirmaram saber quem é o seu Presidente de Junta (37.7%).

Na região do Grande Porto, é no concelho de Gondomar que mais inquiridos disseram saber quem é o Presidente de Câmara (o carismático Major Valentim Loureiro), ao passo que no concelho da Maia se contabilizou o maior número de inquiridos que disse saber quem é o seu Presidente de Junta (76.5%).

No concelho do Porto, pelo seu lado, observou-se a maior distância entre os que disseram conhecer o seu Presidente de Junta (39.7%) e os que disseram conhecer o seu Presidente de Câmara (95.6%) - Rui Rio.

Esta sondagem foi realizada no Fonebus da Marktest, entre os dias 3 e 24 de Maio de 2007, com a seguinte e seguinte Ficha Técnica. Contacte-nos se pretende mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais