104 horas de informação sobre Madeleine McCann em seis meses

Desde o seu desaparecimento em Maio, os "jornais" televisivos já passaram 104 horas de informação sobre a pequena Madeleine McCann, dedicando-lhe cerca de 8% do seu tempo regular, de acordo com a informação do serviço Telenews da MediaMonitor.

Grupo Marktest,  8 novembro 2007

Entre Maio e 6 de Novembro de 2007, RTP1, RTP2, SIC e TVI já emitiram 2191 notícias sobre o desaparecimento de Madeleine McCann nos seus serviços regulares de informação (excluindo por isso eventuais programas ou trabalhos específicos sobre este assunto).

Recorde-se que a pequena Madeleine McCann desapareceu no dia 3 de Maio do quarto de um aldeamento turístico no Algarve, onde dormia com os seus irmãos gémeos. Recentemente assinalou-se o sexto mês sobre o seu desaparecimento.

Até 6 de Novembro, as 2191 notícias relacionadas com Madeleine McCann representaram 5.1% do total de matérias tratadas por estes programas no período em análise, o que significa que, em cada 20 notícias emitidas, uma é sobre este assunto.

A SIC foi, destacadamente, o canal que mais notícias emitiu sobre este tema, num total de 861 (39.3% das matérias relacionadas com o desaparecimento).

Este tema ocupou cerca de 8% do espaço noticioso do período. Com uma duração total de 104 horas, as notícias sobre Madeleine representaram 7.9% da duração noticiosa total, o que significa que, em cada 12 minutos de informação regular, um é dedicado a este tema.

Foi também a SIC a estação que mais tempo dedicou a este assunto, emitindo mais de 43 horas e 33 minutos de informação relacionada, o que representou 41.9% do tempo total que estes canais dedicaram ao tema.

Foi ainda na SIC que a relevância do tema foi maior, pois representou 6.6% das notícias e 10.7% do tempo noticioso que o canal passou no período em análise.

Maio, o primeiro mês sobre o seu desaparecimento, foi aquele em que o nome de Madeleine McCann foi mais mediatizado, com a emissão de 788 notícias e 43 horas de informação sobre o assunto. Em Setembro, quando os pais da menina foram constituídos arguidos e regressaram a Inglaterra, o assunto mereceu novo interesse das televisões, que lhes dedicaram 531 matérias de quase 24 horas de duração.

Esta análise considera apenas os serviços regulares de informação dos canais em análise no período compreendido entre Maio e 6 de Novembro de 2007, segundo a seguinte Nota Metodológica. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais