Desaparecimento de Madeleine McCann ocupa 30% do tempo informativo

Na última semana, os "jornais" televisivos deram novamente grande destaque ao desaparecimento da pequena Madeleine McCann, dedicando-lhe cerca de 30% do seu tempo regular, de acordo com a informação do serviço Telenews da MediaMonitor.

Grupo Marktest,  13 setembro 2007

Entre 6 e 11 de Setembro de 2007, foram 215 as notícias sobre o desaparecimento de Madeleine McCann emitidas pelos serviços regulares de informação da RTP1, RTP2, SIC e TVI.

Recorde-se que Madeleine McCann, de 3 anos, desapareceu no dia 3 de Maio do quarto de um aldeamento turístico no Algarve, onde dormia com os seus irmãos gémeos. Depois de 125 dias de investigação policial, nos dias 6 e 7 de Setembro os pais da menina foram ouvidos na Polícia Judiciária por suspeita de envolvimento no caso, levando os media a centrar, de novo, fortes atenções neste assunto.

Assim, entre 6 e 11 de Setembro, as 215 notícias relacionadas com Madeleine McCann representaram 17.6% do total de matérias tratadas por estes programas no período em análise.

A SIC foi, destacadamente, o canal que mais notícias emitiu sobre este tema, num total de 100 (46.5% das matérias relacionadas com o desaparecimento).

Este tema ocupou cerca de 30% do espaço noticioso do período. Com uma duração total de 12 horas e 29 minutos, as notícias sobre Madeleine representaram 29.1% da duração noticiosa total.

Foi também a SIC a estação que mais tempo dedicou a este assunto, emitindo mais de 6 horas de informação relacionada, o que representou exactamente metade do tempo total que estes canais dedicaram ao tema.

Foi ainda na SIC que a relevância do tema foi maior, pois representou 27.8% das notícias e 46.0% do tempo noticioso que o canal passou no período em análise.

Domingo, 9 de Setembro (o dia em que o casal e os filhos gémeos regressaram ao Reino Unido), foi o dia em que mais matérias sobre este caso passaram nos écrãs destes canais. Nesse dia, o assunto representou 71.17% do tempo informativo regular da SIC, 54.7% do tempo informativo da RTP1, 49.5% da TVI e 40.7% da RTP2.

Esta análise considera apenas os serviços regulares de informação dos canais em análise no período compreendido entre 6 e 11 de Setembro de 2007, segundo a seguinte Nota Metodológica. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais

  • Portugal Smart Cities Summit

    Esta exposição tecnológica (que tem o apoio institucional do Ministério da Economia, do Ministério do Ambiente e do Ministério da Ciência e Tecnologia, bem como do Secretário de Estado da Energia), conta com a participação de Municípios, Startups, PMEs e Universidades.

    22 a 24 de setembro de 2020

    Fundação AIP

    FIL, Parque das Nações, Lisboa

    elisabete.martins@ccl.fil.pt

  • ONSeries Lisboa

    Nesta mostra de conteúdos televisivos de ficção nacional, estarão presentes potenciais compradores de todo o mundo.

    28 e 29 de setembro de 2020

    Inside Content

    Centro Cultural de Belém, Lisboa