Temas nacionais dominam noticiários de Tv

Uma análise dos dados do serviço Telenews da MediaMonitor mostra que os temas de âmbito nacional motivam 78% das notícias e 93% da duração noticiosa dos serviços regulares dos quatro canais nacionais.

Grupo Marktest,  11 setembro 2007

De Janeiro a Junho de 2007, RTP1, RTP2, SIC e TVI emtiram 31425 notícias de âmbito nacional, o que corresponde a 78.0% das matérias tratadas neste primeiro semestre. Em duração, mais de 1168 horas foram dedicadas à informação nacional, o que equivaleu a 93.3% da duração total das notícias destes canais.

Segundo as editorias, a sociedade foi a que mais matérias passou no semestre, com cerca de 20 000 notícias, que tiveram quase 765 horas de duração. A política ocupou a segunda posição, com 13 617 notícias de cerca de 472 horas de duração e na terceira posição ficaram as notícias de segurança, que, num total de 10 238 peças, ocuparam 333 horas em grelha.

Quanto a temas do ano, o desaparecimento de Madeleine MacCann foi o mais mediatizado, pois apesar desta análise apenas considerar dois meses em que o assunto foi debatido, a verdade é que ele foi motivo de 1080 notícias com mais de 54 horas de duração.

Considerando os valores de audiência média, podemos verificar que, quanto ao âmbito geográfico, as notícias nacionais foram as mais vistas, com uma audiência média de 8.0%, o mesmo valor da média de toda a informação do semestre. Nas editorias, o desporto e a saúde foram as que obtiveram maior audiência média, de 8.2%, enquanto no que se refere aos temas do ano, as notícias relacionadas com o caso Casa Pia foram as mais vistas, com 9.2% de audiência média.

Esta análise considera apenas os serviços regulares de informação dos canais em análise no período compreendido de 1 de Janeiro a 30 de Junho 2007, segundo a seguinte Nota Metodológica. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais

  • Portugal Smart Cities Summit

    Esta exposição tecnológica (que tem o apoio institucional do Ministério da Economia, do Ministério do Ambiente e do Ministério da Ciência e Tecnologia, bem como do Secretário de Estado da Energia), conta com a participação de Municípios, Startups, PMEs e Universidades.

    22 a 24 de setembro de 2020

    Fundação AIP

    FIL, Parque das Nações, Lisboa

    elisabete.martins@ccl.fil.pt

  • ONSeries Lisboa

    Nesta mostra de conteúdos televisivos de ficção nacional, estarão presentes potenciais compradores de todo o mundo.

    28 e 29 de setembro de 2020

    Inside Content

    Centro Cultural de Belém, Lisboa