Cartaxo com mais arguidos per capita

Segundo os dados do INE disponíveis no sistema de informação Sales Index da Marktest, o concelho do Cartaxo é o que apresenta maior índice de arguidos por 1000 habitantes.

Grupo Marktest,  13 setembro 2007

Os dados do INE disponíveis no sistema de informação Sales Index da Marktest contabilizam, em 2004, um total de 104 969 arguidos no sistema judicial português, um número que equivale a dizer que um em cada 100 residentes em território nacional é arguido em processos judiciais.

Segundo estes elementos, Lisboa e Porto são os concelhos com maior número de arguidos (12 150 e 5 102, respectivamente), um valor que, em termos relativos face à população aí residente, mais do que duplica a média nacional. Vila Nova de Gaia, Matosinhos e Sintra completam a lista dos cinco concelhos com maior número de arguidos.

O mapa apresenta a distribuição do número de arguidos por concelho.

Cartaxo e Albufeira constituem, pelo seu lado, os concelhos onde o número de arguidos por mil habitantes é o mais elevado, pois quase triplica a média nacional. Nestes concelhos, o número de arguidos representa cerca de 3% da população residente (1% é a média nacional). Entre os cinco concelhos com maior número de arguidos per capita contam-se ainda Fronteira, Santa Comba Dão e Golegã.

O mapa apresenta a distribuição do número de arguidos por 1000 habitantes, por concelho.

Na análise deste indicador deve, no entanto, ter-se presente que os valores relativos ao movimento de processos se regista apenas nos concelhos onde têm sede alguma comarca ou algum círculo. O que significa que o número de arguidos não é associado ao concelho de residência dos indivíduos, mas sim ao concelho de localização dos tribunais.

Esta análise foi realizada com base em informação constante no sistema de informação Sales Index da Marktest. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais