MediaMonitor TV Tops

Tops de audiências e protagonistas da semana de 19 a 25 de Novembro de 2007.

MediaMonitor,  4 dezembro 2007

Na semana de 19 a 25 de Novembro o Portugal X Filandia transmitido na RTP1 e que confirmou a presença da nossa selecção no Euro 2008 liderou o Top 10 programas com 27.4% de audiência media e 61.4% de share. Na segunda posição ficou o Telejornal com 19.6% de audiência média e 42.3% de share. A novela Ilha dos Amores, da TVI, desceu para o quarto lugar e a Reportagem SIC - Atrás do Prejuízo é o único programa da estação de Carnaxide a figurar no Top na oitava posição com 13.2% de audiência média e 32.6% de share.

O novo aeroporto de Lisboa domina a semana de 19 a 25 de Novembro. Foram apresentados os novos estudos pela A.I.P e C.I.P. que apontam localizações alternativas à OTA. O caso Esmeralda também foi notícia com o tribunal a decidir-se pela entrega da menina ao Pai biológico.

O Primeiro-ministro, José Sócrates voltou à liderança do Top 10 Protagonistas devido ao encontro que manteve com o Presidente Chavez da Venezuela que permitiu o estreitar das relações económicas entre os dois países. De destacar ainda a aprovação no parlamento do O.E. para 2008 com os votos do favoráveis do PS.

Na segunda posição surge o Presidente da Republica, Cavaco Silva. O destaque da sua intervenção vai para a polémica acerca da equiparação dos magistrados a funcionários públicos contestada pelo Procurador-Geral da República, Pinto Monteiro, e para a preocupação que manifestou acerca do despovoamento e redução da natalidade no interior do país durante visita à Guarda.

Na 3ª posição ficou o Ministro das Finanças, Teixeira dos Santos. A aprovação do O.E. 2008, as negociações sobre o aumento dos salários da função pública, e a polémica acerca das contas do Serviço Nacional de Saúde que foram postas em causa por relatório do Tribunal de Contas foram os destaques.

Outras notícias em destaque:
Guilherme Costa foi nomeado para o cargo de Presidente da RTP, em substituição de Almerindo Marques. Guilherme Costa era até aqui gestor no grupo Impresa.
A UE considera a pressão migratória dos países da África, um dos maiores problemas da actualidade, levou os Ministros dos países da bacia Euro-Mediterrânica a reunirem-se para debater a melhor forma de combater o problema.
Pinto Monteiro, Procurador-Geral da Republica criou uma equipa de magistrados para investigar os processos que envolvam crianças e jovens institucionalizados, esta equipa será dirigida por Maria José Morgado, Procuradora-geral Adjunta.
Joaquina Madeira, Directora da Casa Pia, foi ouvida no DIAP por causa de novas suspeitas de abusos sexuais sobre crianças da Casa Pia.
O INEM lançou uma campanha contra as chamadas falsas que os portugueses fazem para o 112. O Instituto Nacional de Emergência Médica quer mostrar que se podem perder vidas quando os meios respondem a pedidos falsos.
O INEM recebe por ano mais de 24.000 chamadas falsas que ocupam cerca de 25 ambulâncias por dia. Uma equipa de cientistas portugueses concluiu que não há perigo para saúde pública nas antenas de telemóveis, o estudo foi efectuado pelo Instituto Superior Técnico durante 5 anos.
O Governo assinou um protocolo com Ordem dos Médicos dentistas para promoção de saúde oral com cheques dentista para crianças, grávidas e idosos de fracos recursos.
A Galp Energia assinou um acordo com a Petróleos de Venezuela para desenvolvimento de projectos na área do gás natural liquefeito (GNL) e exploração petrolifera.
A proposta de fusão dos bancos BPI e Millennium BCP não teve sucesso. Segundo os bancos não foi possível chegar a acordo acerca da liderança do projecto e no rácio de troca das acções, ou seja, o preço a pagar.
O Museu Nacional Ferroviário ganha forma no Entroncamento, numa altura em que se comemoram 150 anos de circulação de comboios em Portugal.
No desporto, Selecção portuguesa de Futebol empata com Finlândia e conquista um lugar no Euro 2008. O SL Benfica vence Académica e consolida o 2º lugar na Bwin Liga, aproveitando o empate do Sporting CP com Leixões.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais