Presidente da República com a melhor imagem

Os dados do Barómetro Político Marktest/DN/TSF de Novembro revelam uma subida do saldo de imagem do Presidente da República, sendo este o político com melhor imagem para os residentes em Portugal Continental com mais de 18 anos.

Grupo Marktest,  6 dezembro 2007

O Presidente da República, Cavaco Silva, cujo saldo de imagem tem vindo a subir desde Setembro, atingiu em Novembro o valor mais elevado desde a data da sua eleição: 47.4%, o que significou uma subida de 6% relativamente a Outubro.

O Presidente da Assembleia da República, Jaime Gama, é o político com a segunda melhor imagem, com um saldo de 16.3% em Novembro, subindo 31.7% relativamente ao mês anterior.

No que respeita aos líderes partidários com assento parlamentar, observou-se entre Outubro e Novembro algumas oscilações do saldo de imagem.

Francisco Louçã, líder do Bloco de Esquerda subiu ao primeiro lugar, com um saldo de 8.4%, o que significou uma subida mensal de 8.6%.

Já Jerónimo de Sousa (líder do PCP), desce para segundo, com um saldo de imagem de 4.9%, sendo observada uma quebra mensal de 37.7%.

O recentemente eleito líder do PSD, Luís Filipe Menezes, no segundo mês de avaliação, viu o seu saldo de imagem descer, obtendo em Novembro 0.3%.

O Primeiro-ministro José Sócrates manteve o saldo negativo que tem a vindo a observar-se desde Junho, chegando a Novembro com um saldo de -5.9%.

Também mantendo o saldo negativo está Paulo Portas, líder do CDS-PP, com -16.6%. No entanto é de salientar que este valor, apesar de negativo, é o mais elevado desde a data da sua eleição em Maio de 2007.

Numa análise longitudinal, vemos que os valores do índice para Novembro são globalmente mais favoráveis do que no mês precedente para todas as personalidades.

O saldo de imagem é obtido através do Barómetro Marktest/DN/TSF, que é realizado regularmente junto dos residentes no Continente com 18 e mais anos. Este saldo resulta da diferença entre as opiniões que classificam positivamente a actuação do líder e as que a classificam negativamente, ponderada pelo peso das respostas expressas. Consulte a Ficha Metodológica deste Barómetro ou contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais