Partido do Governo com a menor exposição mediática

placeholderDe acordo com os dados obtidos do Relatório Abril em Notícias, da MediaMonitor, observa-se que o Partido Socialista (PS) foi o partido com maior exposição televisiva, considerando para esta análise, os quatro canais de televisão nacionais.

Em Abril, o PS obteve mais de 3 horas de exposição nos quatro canais de televisão, o que correspondeu à divulgação de 85 notícias. Os canais públicos foram os que lhe conferiram maior exposição (46.6% e 23.9% para a RTP1 e RTP2, respectivamente).

O Jornal 2 foi o noticiário que maior quota de exposição deu a este partido, mas em termos de quota de visibilidade, a maior foi dada pelo Telejornal.

Em termos de audiência média, o PS obteve 7.4%.

A segunda maior exposição partidária foi a do Partido Comunista Português (PCP). Este partido registou 42 notícias, o que correspondeu a pouco mais de 1 hora e meia de exposição.

A RTP1 foi o canal que assegurou mais de metade da quota de exposição deste partido (53.8%), tendo também assegurado a maior quota de visibilidade (58.3%). Em termos de noticiários, o TeleJornal proporcionou tanto a maior quota de exposição, como a maior quota de visibilidade (32.3% e 44.7%, respectivamente).

A audiência média registada por este partido foi de 8.2%.

O CDS-PP foi o terceiro partido com maior número de notícias, 32, correspondente a uma exposição de 1 hora e 15 minutos.

Os dois canais públicos de televisão asseguraram 70.7% da quota total de exposição – 52.3% para a RTP1 e 18.4% para a RTP2. No entanto, em termos de visibilidade, a RTP1 conferiu a este partido 56.2%, mas já a RTP2 apenas 7.4%. O segundo canal com maior visibilidade foi a SIC, (22.7%), que em termos de quota de exposição, não ultrapassou os 18.2%.

Já no que respeita aos programas, a relação entre a exposição e a visibilidade é directa: - o noticiário com maior quota de exposição e visibilidade foi o TeleJornal, com 25.1% e 38.6% respectivamente.

O CDS-PP registou neste período uma audiência média de 7.7%.

O Bloco de Esquerda registou nos quatro canais públicos de televisão 24 notícias, correspondentes a 56 minutos de informação.

A RTP1 foi o canal que assegurou metade da quota de exposição deste partido (mais precisamente 50.3%), seguindo-se a RTP2 (22.1%). Em termos de quota de visibilidade, mais uma vez, a maior parte é assegurada pela RTP1 (56.7%), mas a segunda maior quota é da TVI, com 20.5%.

Em termos de noticiários, o TeleJornal e o Jornal da Tarde asseguram 55.3% da quota de visibilidade, enquanto que o Primeiro Jornal não chega a 1%.

As notícias em que o Bloco de Esquerda foi protagonista registaram 7.6% de audiência média.

O Partido Social Democrata (PSD) foi o canal com menor número de notícias (16), não indo além de 42 minutos de informação.

A maior quota de exposição foi assegurada pela RTP1 (53.7%) principalmente através do TeleJornal

No que respeita à quota de visibilidade esta foi largamente conseguida pela RTP1 (66%) através do TeleJornal e Jornal da Tarde (42.5% e 21.5%, respectivamente).

O PSD teve uma audiência média de 6.9%.

placeholder

Verifica-se assim, que a RTP1 é o canal que dá mais tempo de antena a todos os partidos, assegurando-lhes mais de metade da visibilidade (66% do PSD; 58.3% do PCP; 56.7 do Bloco de Esquerda; 56.2% do CDS-PP e 54.1% do PS).

Em termos de programas, o TeleJornal foi o que deu maior visibilidade aos partidos.

O Jornal 2 deu mais exposição ao PSD, Bloco de Esquerda e PS. O Telejornal deu mais exposição ao PCP e ao CDS-PP.

É ainda de salientar que o Primeiro Jornal não deu qualquer tempo de antena ao PCP nem ao PSD.

O PS é o partido com maior exposição, mas é o PCP que tem maior audiência média (8.2%).

Abril em Notícias, da MediaMonitor, tem como base o seu serviço de controlo de notícias Telenews e faz a análise de todas as notícias emitidas nos serviços regulares de informação da RTP1, RTP2, SIC e TVI e de tudo o que foi notícia nesse mês. Adquira-o aqui.



Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais