Quadros têm maior afinidade com imprensa
Quadros têm maior afinidade com imprensa
placeholder
A análise dos dados do Bareme Imprensa da Marktest revela que os quadros médios e superiores são os portugueses que possuem maior afinidade com a imprensa, que consomem mais do que a média.
Grupo Marktest
7 fevereiro 2012

placeholder A análise dos dados do Bareme Imprensa relativos ao ano 2011 mostra que a idade e a classe social são as variáveis mais discriminantes, uma vez que são as que revelam maiores diferenças de comportamento entre os indivíduos, sendo estas medidas pelo desvio-padrão. A ocupação é uma variável onde também se observam comportamentos diferenciados no consumo de imprensa. Já o género e a região são as variáveis menos determinantes.

Segundo os resultados do Bareme Imprensa, 86.6% dos residentes em Portugal Continental com 15 ou mais anos leu ou folheou jornais ou revistas durante o ano de 2011. Os quadros médios e superiores são o target que observa maior afinidade com a imprensa, com 98.4% de cobertura máxima.

placeholder

Tendo em conta as variáveis sociodemográficas, vemos que os homens, os jovens, os indivíduos das classes sociais mais elevadas, os quadros médios e superiores e os residentes nas regiões da Grande Lisboa e do Grande Porto apresentam também valores acima da média. Com hábitos de leitura abaixo da média do universo encontram-se as mulheres, os idosos com mais de 64 anos, os indivíduos da classe social baixa, bem como os reformados e pensionistas, as domésticas e os indivíduos das regiões do Interior Norte e Sul.

placeholder

O Bareme Imprensa é o estudo regular da Marktest que analisa os hábitos de audiência de imprensa dos residentes no Continente com 15 e mais anos. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais
  • 2ª Jornadas Técnicas da Imprensa Regional

    2ª edição destas Jornadas Técnicas da Imprensa Regional, com sessões presenciais, gratuitas, com espaço para formação, debate e networking entre diretores, jornalistas e outros profissionais dos media regionais.

    17 de abril a 19 de junho de 2026

    Associação Portuguesa de Imprensa

    Fundão, Lisboa e Vila Real

    [email protected]

  • Lisbon Summit AI

    O objetivo deste summit é reunir líderes do setor e inovadores em IA para promover aplicações práticas e impulsionar o debate e desenvolvimento da inteligência artificial no país.

    8 de junho de 2026

    Confinn

    Centro de Congressos de Lisboa

    [email protected]