Apenas um quarto dos portugueses sabe quantos países constituem a UE

O Dia da Europa vai celebrar-se a 9 de Maio. Mas, o que sabem os portugueses sobre a Europa? A resposta, numa sondagem exclusiva para a Marktest.com Notícias realizada pelo estudo Fonebus da Marktest.

Grupo Marktest,  8 maio 2008

Celebrando-se a 9 de Maio o Dia da Europa, a Marktest, através do seu estudo Fonebus, quis analisar o que sabem e o que acham os portugueses acerca da Europa.

Quando questionados acerca do número de países que constituem a União Europeia, 31% dos inquiridos não souberam ou não quiseram responder à questão, 44% responderam números errados e apenas 25% respondeu acertadamente, 27 países.

Já na questão relacionada com o país que se considerava ter, actualmente, mais poder na União Europeia, as respostas foram mais claras, com a Alemanha a recolher a maior percentagem: 32.9% considera ser este o país que detém mais poder. Seguiu-se o Reino Unido, com 12.8% e a França com 10.3%. O quarto país considerado com mais poder foi a Espanha, com 3.2% de referências. Em quinto, e com a mesma percentagem (1.6%), surgem dois países: o Luxemburgo e os Estados Unidos (sendo que este último país não pertence à União Europeia, nem tão pouco à Europa).

Em último lugar, quando questionados se consideram mais ser cidadãos portugueses ou europeus, a resposta foi inequívoca: 82.7% dos inquiridos afirmou considerar-se mais português, e apenas 14,8% mais um cidadão europeu. Houve ainda 2.5% que não soube ou não quis responder a esta questão.

Esta sondagem foi realizada no Fonebus da Marktest, entre os dias 17 e 20 de Março de 2008, com a seguinte a Ficha Técnica. Contacte-nos se pretende mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais