1,7 milhões de portugueses vão mensalmente ao cinema

O estudo Bareme Cinema da Marktest contabiliza 1,7 milhões de espectadores regulares de cinema, que o frequentam pelo menos uma vez por mês.

Grupo Marktest,  8 maio 2008

Os dados do Bareme Cinema da Marktest, relativos ao período compreendido entre Abril de 2007 e Março de 2008, mostram que, no Continente, 2 485 mil portugueses com 15 e mais anos costumam ir ao cinema, o que representa 29.9% do universo em estudo.

Considerando a frequência de ida ao cinema, é possível observar como 542 mil portugueses costuma frequentar as salas de cinema pelo menos uma vez por semana, um número que corresponde a 6.5% dos residentes no Continente com 15 e mais anos e a 21.8% dos que dizem costumar frequentar as salas de cinema.

Se a estes indivíduos somarmos os que afirmam ir ao cinema, pelo menos, uma vez por mês, quantificamos 1 674 mil espectadores regulares da sétima arte. Este número representa 20.1% dos residentes no Continente com 15 e mais anos e 67.4% dos que dizem costumar ir ao cinema.

A análise de acordo com o perfil sociodemográfico dos indivíduos que costumam ir ao cinema pelo menos uma vez por mês permite observar diferenças significativas neste hábito, sendo ao nível da idade e da ocupação que maior heterogeneidade de comportamentos se observa.

Os mais jovens são os que têm maior afinidade com o meio, com a maioria dos indivíduos entre os 15 e os 34 anos a frequentar as salas de cinema pelo menos uma vez por mês.

Entre as ocupações, os estudantes e os quadros médios e superiores destacam-se claramente dos restantes indivíduos, com 53.6% dos primeiros e 40.4% dos segundos a irem regularmente ao cinema.

A classe social também apresenta diversidade de comportamentos, com o hábito de ir regularmente ao cinema a decrescer à medida que "decresce" a classe social, de 42.9% da classe alta para 8.0% da classe baixa.

Entre as regiões as diferenças são menos significativas, embora os residentes na Grande Lisboa e no Grande Porto apresentem valores acima da média (27.5% e 24.4%, respectivamente).

Finalmente, homens e mulheres não diferem muito neste hábito, mas eles fazem-no mais frequentemente que elas: 21.8% e 18.6%, respectivamente, costumam ir ao cinema pelo menos uma vez por mês.

O Bareme Cinema estuda o universo constituído pelos residentes no Continente com 15 e mais anos. A amostra deste estudo é distribuída em 4 vagas trimestrais de 6.006 entrevistas cada, totalizando 24024 entrevistas por cada 4 trimestres agrupados. O método de recolha é a entrevista telefónica assistida por computador - CATI. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais