2,4 milhões em sites do Governo

Segundo os resultados do estudo Netpanel meter da Marktest, os sites do Governo (exclui autarquias locais) receberam durante o ano de 2007 a visita de 2,4 milhões de internautas, que acederam a partir dos seus lares.

Grupo Marktest,  8 maio 2008

O Netpanel meter contabiliza 2 447 mil internautas residentes no Continente com 4 e mais anos que acederam a sites do Governo durante o ano, quando em suas casas navegaram na internet. Este valor representa 81.0% dos internautas nacionais.

Esta análise considera apenas os sites do Governo central, não estando por isso em análise sites de autarquias locais. Para conhecer a utilização dos sites autárquicos, consulte a seguinte análise.

Durante o ano, foram visitadas 587 milhões de páginas destes sites, uma média de 240 por utilizador.

No total do ano, foram dedicadas perto de 5,6 milhões de horas aos sites do Governo, uma média de 2 horas e 18 minutos por utilizador.

No mês de Março foi quando mais internautas visitaram sites do Governo, com 1 384 mil utilizadores únicos.

Em Março foi também quando mais páginas destes sites foram visitadas, 74 milhões.

Março foi igualmente o mês em que se contabilizou maior tempo de acesso a estes sites, com quase 884 mil horas.

Março é assim o mês com maior actividade nos sites do Governo, o que se liga, como veremos a seguir, com o facto de ser em Março que muitos portugueses entregam pela Internet a sua declaração de rendimentos, o que coloca o site das declarações electrónicas no topo desta categoria de sites.

O www.e-financas.gov.pt foi assim o que liderou tanto em utilizadores únicos, como em páginas visitadas ou tempo despendido e a uma distância muito significativa dos restantes. Durante o ano foi visitado por 1 401 mil utilizadores diferentes (46.4% dos internautas nacionais), que visualizaram 1 181 milhões de páginas e lhe dedicaram mais de 2,4 milhões de horas.

O www.meteo.pt foi o segundo tanto em visitantes, como em páginas ou tempo despendido. Durante o ano recebeu 866 visitantes diferentes, que visualizaram 85 milhões de páginas e lhe dedicaram mais de 572 mil horas.

O www.portaldocidadao.pt foi o terceiro em utilizadores únicos, com 600 mil, ao passo que o www.netemprego.gov.pt assegurou o terceiro lugar em páginas consultadas (com 81,4 milhões) e em tempo despendido (com mais de 402 mil horas).

A análise tem como base informação do Netpanel meter da Marktest, um estudo que analisa o comportamento dos internautas portugueses a partir de um painel de utilização doméstica. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais