Concelhos algarvios com maior consumo de energia per capita
Segundo os dados da DGGE, disponíveis no sistema de informação Sales Index da Marktest, os concelhos do Algarve são os que apresentam maior consumo de energia eléctrica per capita.
Grupo Marktest,  11 junho 2008

placeholder Os dados da Direcção Geral de Geologia e Energia disponíveis no sistema de informação Sales Index 2008 da Marktest contabilizam, em 2006, um consumo de electricidade de 48,5 mil GWh em Portugal.

Do total de consumo verificado em Portugal, 6.9% foi realizado no concelho de Lisboa, 2.8% no concelho do Porto e 2.6% no concelho da Maia. Cerca de um quinto (21.9%) deste valor total concentra-se em sete concelhos: para além dos 3 referidos, fazem ainda parte deste grupo os concelhos de Vila Nova de Gaia, Figueira da Foz, Vila Franca de Xira e Setúbal.

Considerando os vários fins do consumo, vemos que os usos industriais representam 38.0% deste valor, a iluminação e usos domésticos representa 27.6%, a iluminação e usos não domésticos representa 22.9% e os outros fins 11.5%.

Uma análise do consumo de energia para iluminação e usos domésticos evidencia que Lisboa encabeça igualmente esta lista, responsável por 5.8% destes consumos, o Porto está em segundo, com 3.8% do total e Vila Nova de Gaia em terceiro, com 3.4%, o mesmo valor de Sintra. Se a estes concelhos juntarmos o de Cascais e o de Matosinhos, encontramos 20.8% do total do consumo do país.

Mas a análise per capita deste indicador revela um ranking diferente, com as posições cimeiras a serem encabeçadas pelos concelhos algarvios, um facto que não se pode desligar da importante vertente turística desta região. Assim, Loulé é o concelho onde o consumo de electricidade para iluminação e usos domésticos é a mais elevada, com 2896 KWh por habitante. Albufeira está em segundo, com 2734 KWh por habitante, e Lagoa em terceiro, com 2670 KWh por habitante. Vila do Bispo, Lagos, Porto, Castro Marim, Cascais, Portimão e Óbidos completam a lista dos dez concelhos onde estes consumos per capita são os mais elevados do país.

O Sales Index é um sistema de gestão de informação de base concelhia da Marktest. Para conhecer melhor este sistema, consulte os artigos relacionados ou contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

  • Bendito jogo

    3 dezembro 2022

    TV 7 DIAS, PRINCIPAL

    pag. 82

    Pedro Vilela

ver mais
Em Agenda ver mais