Pensionistas de Oeiras recebem pensões mais elevadas

Os dados disponíveis na análise Os Concelhos Portugueses 1998-2008, que a Marktest recentemente tornou disponível, mostram que os residentes no concelho de Oeiras são os que recebem pensões médias mais elevadas.

Grupo Marktest,  27 janeiro 2009

A análise dos dados do Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social disponíveis na publicação Os Concelhos Portugueses 1998-2008, produzida com base no sistema de informação Sales Index da Marktest, mostra que o valor pago em pensões de invalidez, velhice e sobrevivência ultrapassou os 11,2 mil milhões de euros em 2006, mais do dobro do contabilizado dez anos antes. De facto, o mesmo organismo estimava para 1996 em 5 mil milhões de euros o valor destas prestações da Segurança Social.

Estes montantes equivalem, em 2006, a cerca de 334 euros mensais por pensionista. Uma análise por concelhos mostra que, nesse ano, em Oeiras, Cascais e Odivelas se observaram os valores médios mais elevados nas pensões auferidas pelos seus residentes, respectivamente de 520, 475 e 463 euros mensais. Pelo contrário, nos concelhos de Corvo e Lajes das Flores (nos Açores), a média mensal não atingia os 200 euros, sendo de 149 e 186 euros mensais, respectivamente.

O valor médio das pensões pagas subiu 95.9% na última década, passando de 171 euros para os 334 euros mensais por pensionista observados em 2006. A análise dos mapas mostra como este aumento foi transversal a todo o país, tendo sido mais evidente nos concelhos de Cartaxo, Oeiras e Torres Vedras (mais 130.7%, mais 127.8% e mais 114.2%, respectivamente), contrariamente ao concelho do Corvo, onde apenas cresceu 2.9% e de Lajes das Flores, onde aumentou 15.8%.

Os dados disponíveis permitem ainda verificar que o valor médio das pensões de invalidez é, em 2006, de 337 euros mensais por pensionista, sendo de 389 euros o valor mensal das pensões de velhice e de 193 euros o valor médio mensal das pensões de sobrevivência.

A análise realizada tem como base indicadores disponíveis no sistema de informação Sales Index da Marktest, trabalhados na publicação Os Concelhos Portugueses 1998-2008, recentemtente lançada. A informação desta publicação encontra-se estruturada em 11 áreas temáticas:

  • Território e Ambiente
  • População
  • Construção e Habitação
  • Ensino, Cultura e Lazer
  • Saúde e Segurança Social
  • Justiça
  • Estrutura Empresarial e Emprego
  • Actividade Económica
  • Finanças Nacionais e Autárquicas
  • Índices Marktest
  • Sites Autárquicos

A análise apresenta diversas abordagens, permitindo visualizar as tendências de evolução dos principais indicadores estatísticos, a estrutura regional de cada indicador e destaca os concelhos que se evidenciam (pela positiva ou pela negativa) em cada tema. Em anexo, é disponibilizada a informação desagregada por concelho.

Para obter mais detalhes sobre esta análise, consulte o seguinte link e veja a brochura de apresentação. Contacte-nos pretende mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais