Portugueses preferem sábado para ir ao cinema
De acordo com os resultados do estudo Bareme Cinema da Marktest, o sábado é o dia preferido pelos portugueses para frequentar salas de cinema.
Grupo Marktest,  27 janeiro 2009

placeholder A Marktest divulgou recentemente os resultados relativoa ao ano 2008 do seu estudo Bareme Cinema. Os dados mostram que, entre os residentes no Continente com 15 e mais anos, 2 481 mil costumam ir ao cinema.

Este valor representa 29.9% do universo em estudo, mas apresenta uma grande diferenciação quando analisada a idade dos entrevistados. Entre os jovens dos 15 aos 17 anos, 66.1% afirma ter o hábito de ir ao cinema, tal como 66.5% dos jovens entre os 18 e os 24 anos.

Uma análise do perfil dos indivíduos que costumam ir o cinema mostra que 50.9% são mulheres, 68.3% são jovens com menos de 35 anos, 43.4% são estudantes ou quadros médios e superiores, 43.2% residem na Grande Lisboa ou Litoral Norte e 59.0% pertencem às classes sociais média ou média baixa.

placeholder

O Bareme Cinema indica que o sábado é o dia preferido dos portugueses para frequentar salas de cinema. Os dados mostram que 33.8% dos inquiridos que referem ter o hábito de ir ao cinema afirma não ter um dia preferido. Mas os que indicam uma preferência optam pelo sábado - 28.1% dos espectadores do meio.

A sexta-feira é o outro dia mais referido, com 14.0% de preferências, seguido do domingo, com 10.1%. A segunda-feira foi referida por 8.3% dos entrevistados neste estudo, havendo ainda 5.6% deles que afirmou estar entre 3ª e 5ª feira o dia que preferem para assistir a espectáculos de sétima arte.

placeholder

O Bareme Cinema estuda o universo constituído pelos residentes no Continente com 15 e mais anos. A amostra deste estudo é distribuída em 4 vagas trimestrais de 6.006 entrevistas cada, totalizando 24024 entrevistas por cada 4 trimestres agrupados. O método de recolha é a entrevista telefónica assistida por computador - CATI. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais