Barack Obama nas notícias de Tv

Uma análise dos dados do serviço Telenews da MediaMonitor mostra como, na semana da sua tomada de posse como Presidente dos EUA, Barack Obama foi uma referência incontornável dos "jornais" televisivos da RTP1, RTP2, SIC e TVI.

Grupo Marktest,  29 janeiro 2009

Entre 19 e 25 de Janeiro de 2009, RTP1, RTP2, SIC e TVI emitiram 124 notícias com referências a Barack Obama nos seus serviços regulares de informação. Este valor corresponde a 7.3% do total de matérias tratadas neste período. Nesta análise excluem-se eventuais programas, entrevistas ou debates específicos sobre o tema.

Barack Obama motivou, no período em análise, notícias de duração superior a 5 horas, o que corresponde a 10.4% do total da informação veiculada. As notícias sobre Obama tiveram uma duração média de 2 minutos e 35 segundos.

Com um total de 55 notícias de mais de 2 horas de duração, a SIC foi o canal que mais matérias emitiu com referências a Barack Obama e o que lhe deu mais espaço em grelha, tendo sido responsável por 44.4% do total das notícias sobre o Presidente dos EUA e por 40.0% da sua duração.

A TVI foi, pelo seu lado, o canal que passou peças de duração média mais elevada, de 3 minutos e 4 segundos, ao contrário da SIC, que passou peças mais curtas, de 2 minutos e 20 segundos. Na RTP2 as notícias com referências a Obama tiveram 2 minutos e 26 segundos de duração e na RTP1 estas matérias tiveram 2 minutos e 45 segundos de duração.

As notícias com referências a Barack Obama foram igualmente mais relevantes na SIC, pois representaram 10.4% do total de notícias que o canal emitiu no período e 15.2% da sua duração.

Cerca de um terço destas matérias foram divulgadas no dia da tomada de posse de Barack Obama, a 20 de Janeiro de 2009. Nesse dia, 41 peças de 2 horas e 27 minutos de duração referiram o seu nome, o que significou 17.7% do total das notícias do dia e 30.5% da sua duração. Nesse dia, o assunto chegou a representar mais de metade da duração noticiosa da RTP2.

Esta análise considera apenas os serviços regulares de informação dos canais em análise no período compreendido entre 19 e 25 de Janeiro de 2009, segundo a seguinte Nota Metodológica. Em análise, estão os seguintes programas: Jornal da Tarde, TeleJornal e Portugal em Directo(RTP1); Jornal 2 (RTP2); Primeiro Jornal e Jornal da Noite (SIC); Jornal Nacional e Jornal da Uma (TVI). Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais