Cavaco Silva: duas mil notícias em 3 anos
Segundo os dados do serviço Telenews da MediaMonitor, nos três anos de mandato de Cavaco Silva como Presidente da República, os serviços regulares de informação dos 4 canais nacionais de sinal aberto passaram mais de duas mil notícias em que foi protagonista.
Grupo Marktest, 19 março 2009

placeholder Nestes três anos enquanto Presidente da República, Cavaco Silva tem sido um líder pouco mediatizado. Neste período, de acordo com a informação do serviço Telenews da MediaMonitor, protagonizou (interveio na primeira pessoa) 2112 notícias nos serviços regulares de informação da RTP1, RTP2, SIC e TVI, que tiveram um pouco mais de 81 horas de duração (81 horas, 16 minutos e 38 segundos).

Um terço das notícias protagonizadas pelo Presidente da República foi emitido pela RTP1, que passou 709 matérias de 26 horas e 30 minutos de duração. A TVI foi responsável por 27.7% das notícias protagonizadas por Cavaco e por 28.6% da sua duração. A SIC emitiu 19.8% das matérias e 22.1% da sua duração. A RTP2, pelo seu lado, teve um peso significativo (atendendo a que apenas o Jornal 2 integra o painel de programas de informação regulares), responsável por 18.8% das notícias e 16.8% da sua duração.

placeholder

Com um saldo de imagem de 33.8%, Cavaco Silva regista em Fevereiro de 2009 um valor positivo, confirmando que os portugueses classificam positivamente a sua actuação enquanto Presidente da República, de acordo com os resultados do Barómetro Político da Marktest.

A evolução deste indicador mostra como o Presidente da República passou de uns tímidos 15.9% em Fevereiro de 2006 (o mês seguinte à sua eleição), vindo a subir significativamente em Maio desse ano para os 21.1% para dois meses depois vir a atingir os 42.3%. De Julho de 2006 a Novembro de 2007 o saldo de imagem de Cavaco manteve-se relativamente estável, oscilando entre os 40 e os 47%. Em Janeiro de 2008 regista-se uma quebra para os 38.5%. Até Abril de 2008 há uma certa recuperação deste índice, mas desde Maio desse ano que a tendência é para a queda do seu valor, unicamente contrariada em Janeiro de 2009.

placeholder

Analisando o gráfico do saldo de imagem de Cavaco Silva e da sua exposição mediática, vemos como não existe uma correlação entre estes dois indicadores. Considerando o último ano (de Janeiro de 2008 a Janeiro de 2009), essa correlação é mesmo de sentido negativo, embora estatisticamente não significativa.

placeholder

O saldo de imagem é obtido através do Barómetro Político da Marktest, que é realizado regularmente junto dos residentes no Continente, com 18 e mais anos. Este saldo resulta da diferença entre as opiniões que classificam positivamente a actuação dos ministros e as que a classificam negativamente, ponderada pelo peso das respostas expressas. Veja a Ficha Metodológica deste Barómetro.

A informação relativa à exposição mediática considera apenas os serviços regulares de informação dos canais em análise no período compreendido de 1 de Fevereiro de 2006 e 28 de Fevereiro de 2009, segundo a seguinte Nota Metodológica.

Consulte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais
Em Agenda ver mais