Portugal no Mundial

Portugal no Mundial

placeholder

A MediaMonitor faz o balanço de audiências da prestação da Selecção Nacional no Mundial de Futebol 2010.

MediaMonitor
6 julho 2010
Portugal terminou a participação no Mundial 2010 diante da Espanha num jogo referente aos oitavos de final da competição. Portugal ficou em segundo lugar do Grupo G atrás do da selecção Brasileira.

O primeiro dos três jogos referentes ao Grupo G realizou-se a 15 de Junho, tendo a equipa da Quinas defrontado a sua congénere da Costa do Marfim no Estádio Nelson Mandela Bay. A transmissão deste jogo, em directo pela RTP1, registou 13% de audiência média e 68.1% de share.

O segundo jogo da fase de grupos foi diante da Coreia do Norte, numa transmissão em directo a partir do Estádio Green Point com 20.6% de audiência média e 76.4% de share.

O último jogo do grupo, contra o Brasil no Estádio de Durban, foi transmitido em directo pela RTP1 e alcançou 19.5% de audiência média e 80.2% de share.

Seguiu-se o jogo que terminou com o sonho português diante da selecção Espanhola, que a RTP1 transmitiu em directo a partir do Estádio Green Point. Esta transmissão foi a que obteve o melhor resultado, com 29.1% de audiência média e 75.9% de share.

Os quatro jogos contribuíram positivamente para a audiência do canal ao apresentar uma audiência superior em cerca de 4 vezes à média registada pelo canal (5.1%), de acordo com o índice Alfa (alp%).

Confrontando a participação dos Navegadores com os restantes programas no mesmo período horário verifica-se que o conjunto dos jogos obteve mais do dobro da audiência que o conjunto dos outros programas, no mesmo período horário, como indica o índice Beta (bet%).

No perfil de audiência por região, os jogos registaram a melhor adesão no Interior do país. Por classe social, o melhor consumo de audiência pertenceu à classe mais baixa (Classe D) com valor acima dos 30%. Em relação ao género, a melhor adesão pertenceu à população Masculina. Na faixa etária, as transmissões registaram o melhor perfil de audiência junto da população mais idosa (mais de 64 anos), que foi responsável por um consumo de mais 28%.

Análise realizada pela MediaMonitor com base em dados retirados do MMW/Telereport.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais