PSD cai nas intenções de voto

PSD cai nas intenções de voto

placeholder

Os resultados de Julho do Barómetro Político Marktest mostram uma quebra significativa nas intenções de voto no PSD, que mesmo assim é o partido em que mais portugueses dizem tencionar votar.

Grupo Marktest
3 agosto 2010

Os dados do Barómetro Político da Marktest vêm mostrar que, apesar do PSD se manter na liderança das intenções de voto dos portugueses, o partido registou uma quebra significativa face ao mês anterior. Em Julho, 37.3% dos portugueses residentes em Portugal Continental com mais de 18 anos dizem que votariam neste partido se as eleições legislativas se realizassem hoje, um valor que está 10.4 pontos percentuais abaixo do verificado um mês antes. Este resultado, além de colocar o PSD na liderança das intenções de voto, está ainda 3.1 pontos percentuais acima do verificado há um ano atrás.

O PS mantém a segunda posição, com 33.3% das intenções de voto, o que representou uma subida de 9.2 pontos percentuais relativamente a Junho, ainda assim 2.2 pontos percentuais abaixo do registado 12 meses antes.

O Bloco de Esquerda manteve-se como o terceiro partido mais importante em termos de intenção de voto, com 8.5%, 0.4 pontos percentuais menos que em Junho.

O CDS-PP, que recuperou os 0.6 pontos percentuais que havia perdido no mês anterior, manteve o quarto lugar, com uma intenção de voto de 7.5%.

A coligação CDU (PCP/PEV) também manteve a quinta posição sendo a força política com menor percentagem de intenção de voto, 6.8%, mais 0.8 pontos percentuais do que em Junho.

A análise evolutiva mostra as curvas do PS e do PSD quase em espelho, com as diminuições de um partido a serem acompanhadas pelo aumento do outro, e vice versa. Os três outros partidos mantêm um registo muito próximo, especialmente ao longo deste ano 2010.

Os resultados deste Barómetro estão disponíveis aqui.

Consulte a Ficha Metodológica deste Barómetro ou contacte-nos para mais informações sobre este assunto

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais