O fim de ano na TV

placeholder2002 chegou ao fim. A Marktest.com analisou a programação dos diferentes canais de Televisão e as respectivas audiências na noite de 31 de Dezembro para 1 de Janeiro. É certo que muitos portugueses acompanham a Televisão na Passagem de Ano, mas em que canal? A Marktest.com responde.

Analisando o período que decorreu entre as 20H00 e as 02H30, conclui-se que a TVI foi claramente a estação líder da noite. A liderança da TVI sobressai sobretudo a partir das 21H30, altura aproximada do início da emissão da Final do Big Brother Famosos 2.

Para esta emissão de Fim de Ano, a escolha dos diferentes canais foi a seguinte: a TVI, como já referimos, emitiu a Final do BB Famosos 2; a escolha da SIC recaiu sobre a série Não Há Pai, fazendo uma emissão especial de Fim de Ano; a RTP1 escolheu fazer um programa específico de Fim de Ano (Viva 2003) e a RTP2 transmitiu o Fim de Ano na Madeira.

Com um share total de 48,5%, a Final do Big Brother foi o líder da noite, tendo por audiência mais de 3 milhões de pessoas. A emissão de Fim de Ano da série Não Há Pai obteve um share de cerca de 28%, seguindo-se as emissões de fim de ano da RTP1 e da RTP2 (com respectivamente 14,3 e7% de share).

No quadro seguinte podem ser analisadas em mais detalhe as características da emissão destes 4 programas.

placeholder

placeholderSe nos reportarmos a um gráfico para melhor analisar o comportamento dos vários canais na passagem de ano (entre as 22H00 e as 01H30) podemos ver que a TVI se destaca dos outros canais, perdendo apenas alguma audiência para a SIC durante o intervalo da emissão do Big Brother, mas logo retomando a situação inicial após este intervalo.

À meia noite, todos os canais observam um acréscimo de audiência média excepto a TVI, que diminuiu o seu nível de ratings. Passada a meia noite, a TVI reassume a liderança destacada dos outros outros canais até ao fim do período analisado.

As audiências da SIC diminuem gradualmente com a emissão do filme “A Vingança de Porky”, aproximando-se das audiências da RTP1 e dos canais Video/Outros. A RTP2 mantém níveis de ratings baixos - abaixo dos 2% durante a maior parte do período analisado; assim como os Video/Outros.

Fonte: Marktest Audimetria



Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais