48.8% pensam que o alargamento da UE a mais 10 países prejudica Portugal

Neste momento, no seio da União Europeia debate-se o alargamento a mais 10 países, uma realidade próxima (2004). Que opinião têm os portugueses sobre este facto? Foi esta a sondagem realizada pela Marktest solicitada pela Marktest.com.

58.5% dos inquiridos são de opinião que o alargamento da União Europeia reforça o peso da mesma a nível internacional, denotando-se uma maior confiança junto dos homens (72%) do que nas mulheres (46.5) O mesmo de denota junto das faixas etárias mais jovens, nomeadamente entre os 18 e os 24 anos com 74.8% e entre os 25 e 34 anos onde 65.8% são da opinião que a União Europeia reforça o seu peso internacionalmente.

Contudo, quando se fala de Portugal o sentimento de optimismo atenua, 48.8% dos inquiridos consideram que este alargamento vai prejudicar o nosso país e partilham desta opinião tanto homens como mulheres, tanto os jovens como os menos jovens, das várias regiões do país e das várias classes sociais.

Quando questionados sobre a boa ou má informação que tem sido disponibilizada acerca do assunto, 62.4% dos portugueses consideram-se mal informados. Este sentimento é partilhado também por ambos os sexos, pelas várias idades, regiões mas não por todas as classes sociais, uma vez que 48.7% dos inquiridos da classe alta e média alta consideram-se bem informados e 43.4% mal informados acerca do assunto.

Esta sondagem foi realizada pela Marktest no seu omnibus telefónico Fonebus nos dias 18 e 22 de Novembro de 2002. Consulte aqui a ficha metodológica.



Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais