Delta com maior destaque no Ponto de Venda e em folhetos promocionais.
Delta com maior destaque no Ponto de Venda e em folhetos promocionais.
placeholder
De acordo com os dados Precise e e-Foliotrack, relativamente a Cafés, a marca Delta é a que mais se destaca no ponto de venda e em folhetos promocionais.
Grupo Marktest
13 agosto 2013

Considerando o progresso do mercado de cafés, a Marktest Retail decidiu realizar um estudo para esta categoria, através dos seus estudos Precise (medição do espaço de linear) e e-Foliotrack (análise de folhetos).

A recolha de espaço foi efectuada em centímetros, através da medição com fita métrica, tendo sido recolhido o espaço ocupado por marcas de Cafés e medido o detalhe de marca no segmento de Café Grão, Moagem Normal e Outros Cafés.

À semelhança do que se verificou nas recolhas anteriores, também em Julho são os segmentos de café em cápsulas e em saco que detém maior quota de espaço de linear. De salientar que o café em cápsulas regista um aumento de 1.18 pontos percentuais de Share of Shelf face a Fevereiro; já o café/mistura solúvel continua a decrescer (26,57% para 25,84%).

Ao analisar a quota de espaço de linear por insígnia, podemos constatar que a categoria que detém maior quota de espaço na maioria das insígnias é Café Cápsulas seguindo-se de Saco.

Apenas nas lojas Intermarché, se verifica um Share of Shelf mais elevado no segmento de Café/Mistura Solúvel.

É nas Insígnias Auchan que a categoria Café Cápsulas se encontra em maior destaque, registando valores de 37.88% no Jumbo e de 41.63% no Pão de Açúcar, sendo que, no Lidl a categoria regista a menor quota de espaço, 14.84%.

De salientar que é nas lojas Discount, Pingo Doce e Continente Modelo, que o segmento de Saco regista uma maior quota de espaço de linear.

Analisando a quota de espaço por parte do segmento Grão, verificamos que Delta é a marca que detém o maior Share of Shelf (33.2%), seguida de Marca Própria (21.6%). A Sical posiciona-se no quarto lugar, com 14% de quota de linear. Em último lugar encontra-se a Nicola tendo registado um Share of Space de 12%.

placeholder

Como podemos observar no quadro, destaque para a marca Delta que regista o maior aumento de Share of Shelf face a Fevereiro (4.37pontos percentuais).

As MdD detêm cerca de 21.55% do Share of Shelf mas registam uma perda de 0.10% face á ultima recolha. Também, a marca Sical regista uma quebra de 10.45% do Share of Space. Já a Nicola, apresenta um aumento da quota de espaço de linear (10,39% para 12,02%).

placeholder

No segmento de Café Moagem Normal destaca-se, novamente, a marca Delta que detém 33.04% do Share of Shelf, seguindo-se a Sical que obteve um Share of Space de 23.80%. As MdD e as Outras Marcas registam cerca de 17.6% e 15.9%, respectivamente. No segmento de Café Moagem Normal, a marca Nicola encontra-se em último lugar, apresentando um Share of Shelf de 9.75% na data da recolha.

placeholder

Se analisarmos a evolução do espaço ocupado em linear face a Fevereiro, podemos concluir que, também neste segmento, a marca Delta apresenta um aumento, passando de 30,84% para 33,04%.

No entanto, é a marca Sical que mais se destaca, registando um aumento de 7,37 pontos percentuais, passando a ser a segunda marca com maior quota de espaço de linear.

Por sua vez, regista-se uma diminuição do Share of Shelf de MdD, Nicola e outras marcas.

placeholder

Através da plataforma e-Foliotrack, foi efectuada uma análise de exposições em folhetos das marcas de Café Moído durante o 1º semestre do ano 2013.

Tendo em conta o segmento de Café Moído, verificamos que a marca Delta lidera nas inserções em folheto tento registado um total de 21 inserções, o que representa 37% do Share of Voice.

A Nicola apresenta 12 inserções e 21% do Share of Voice. Em último lugar, encontra-se a Sical que registou apenas 1 inserção e detém cerca de 2% do Share of Voice no primeiro semestre de 2013.

placeholder

Através da mesma plataforma, foi realizada uma análise das acções promocionais que tem como base todas as inserções associadas a características especiais em folheto. No presente artigo, destacamos apenas as 3 marcas com maior número de inserções.

Tendo em conta as marca apresentadas, podemos verificar que Delta é a que mais se destaca nas inserções com acções promocionais associadas, tendo registado o maior número e a a maior diversidade de inserções com características especiais.

Analisando ao detalhe a marca Delta, a característica especial que lidera é a fotografia multiproduto, que regista 5 inserções no 1ª trimestre e 2 no 2º trimestre. De salientar que no 2º semestre, a marca lidera a característica especial Grátis Quantidade, seguindo-se a Promoção Desconto 50% em Cartão e Capa de Folheto.

Relativamente à marca Nicola, destaca-se a Promoção Desconto 50% em Cartão em ambos os semestres, tendo registado 3 inserções em cada trimestre.

A Sical, apenas regista uma inserção no primeiro trimestre do ano, estando associada a 2 características especiais: Fotografia Multiproduto e Promoção L25P24.

Em suma, no primeiro semestre de 2013 é a marca Delta que ocupa o maior espaço nos lineares de cafés, com especial destaque no segmento de Grão e Moagem Normal. No entanto, a marca Sical protagoniza um aumento significativo de Share of Shelf em Moagem Normal.

Também na comunicação promocional em folhetos, destaque para a Delta que é a marca de café com maior número de inserções.

Esta análise foi realizada pelo Departamento de Estudos para a Grande Distribuição da Marktest para a categoria de Café.

Os estudos da Marktest Retail utilizados foram o e- Foliotrack - Análise de Folhetos, e o Precise - Auditoria Ponto Venda.

A amostra utilizada nas medições de linear foi distribuída por Portugal Continental, nos canais Hiper, Super e Discount, perfazendo um total de 115 lojas.

Consulte a metodologia do Precise e do e-Foliotrack nas respectivas páginas:

Precise

e-Foliotrack

Consulte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais
  • QSP Summit

    O QSP SUMMIT afirma-se como a mais relevante Conferência de Management e Marketing da Europa.

    28 a 30 de junho de 2022

    QSP - Consultoria de Marketing

    Feira Internacional do Porto, Matosinhos

    info@qspsummit.pt

  • Data Science Analytics Course

    Curso online, dirigido a todos os profissionais e empresas de estudos de mercado, que queiram entender melhor o campo florescente da Data Science.

    30 de junho de 2022

    APODEMO em colaboração com a MRS

    apodemo@apodemo.pt