PSD perde votos para PS

Após liderar nos meses de Junho e Julho em termos de intenção de voto, o PSD volta a ficar em segundo plano, devolvendo a liderança ao PS, que, de acordo com o Barómetro Politico Marktest/DN/TSF, do mês de Setembro, obteve 42.8% das intenções de voto – o valor mais elevado desde Abril.

Analisando o gráfico abaixo, verificam-se outras alterações relativamente aos resultados do último Barómetro Político apresentado.

O CDS-PP, que apresentou sempre percentagens aproximadas às do PCP/CDU/Verdes, encontra-se, pela primeira vez, em último lugar no que diz respeito a intenções de voto, não indo além dos 4.1%.

O Bloco de Esquerda por sua vez, obteve 6.2% de intenções de voto, assumindo-se como o terceiro partido, posição que habitualmente oscilava entre o CDS-PP e o PCP/CDU/Verdes.

Analisando os eleitores por classe social, verifica-se que a classe Baixa/Média Baixa tem como intenção de voto preferencial o PS (48%). Tanto a classe Média como a Alta/Média Alta mantêm o seu voto no PSD (41.6 e 39.8%, respectivamente).

Em termos de divisão por região Marktest, o partido com maior intenção de voto é o PS, excepção feita apenas no Interior Norte cuja intenção de voto se mantém no PSD (45.2%).

O Barómetro Político Marktest/DN/TSF tem a seguinte Ficha Metodológica.



Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais