Menos publicidade em Agosto

Segundo os dados divulgados pela MediaMonitor para o mês de Agosto, o investimento publicitário a preços de tabela baixou face a Julho. Em Agosto foram investidos 169 milhões de euros em publicidade, menos 28.1% do que no mês anterior.

A quebra dos investimentos publicitários registada em Agosto foi generalizada aos diversos meios, embora o peso relativo de cada um não se tenha alterado significativamente: a Televisão capta neste mês 67.3% do total, ficando a Imprensa com 18.1%. Os restantes 14.6% foram distribuídos pelo Outdoor (8.1%), Rádio (6.1%) e Cinema (0.4%).

Os meios que registaram uma maior quebra face aos valores de Julho foram a Rádio (com uma quebra de 33%) e a Televisão (menos 29.5%). A Imprensa baixou 23.3% e o Outdoor 23.0%, tendo o Cinema, meio com menor volume de investimentos, registado uma quebra de 13.3%.

Relativamente ao investimento por canais de Televisão, no período que decorreu entre Janeiro e Agosto de 2003, a TVI e a SIC absorveram a maior fatia, com 468,4 milhões de euros (TVI) e 358,8 milhões de euros (SIC); juntas, captaram mais de três quartos (76.0%) dos mil milhões de euros investidos no meio desde o início do ano. A RTP1 captou cerca de 171,2 milhões de euros no período.

O Agrupamento de Compras que mais investiu neste período em Televisão foi a TMP (que engloba centrais como a Mindshare e a Tempo OMD), que garantiu 34% do total investido neste meio; seguiu-se a Megameios (Iniciative Media, entre outras) com 28%. O Grupo Media Planning assegurou 19% do total investido em Televisão de Janeiro a Agosto, e a Power Media (Mediacom, Carat, Executive Media e Starcom) assegurou outros 14%.

Esta análise foi efectuada a partir da Base de Dados Multimeios da MediaMonitor software MMW/ Admonitor e considera apenas valores de investimento a preços de tabela. Consulte aqui a Nota Técnica.



Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais