Fiambre de aves em crescimento no linear de charcutaria
Fiambre de aves em crescimento no linear de charcutaria
placeholder
O estudo Precise, da Marktest, realizou uma análise dos dados de linear da categoria charcutaria.
Marktest Investimentos
16 maio 2017

A Charcutaria sempre foi um sector com importância no consumo em Portugal, uma vez que compõe grande parte das nossas refeições, desde a simples sandes com fiambre ao tradicional cozido à portuguesa. No entanto, a Organização Mundial da Saúde cada vez mais alerta para o consumo excessivo de carnes processadas, colocando o consumidor português numa posição entre o tradicional e o que deve ser.

Também as marcas têm evoluído, investigando e desenvolvendo novos produtos à base de carne, bem como melhorando os já existentes, como é o exemplo de alguns produtos/gamas que têm como principal preocupação a saúde e bem-estar do consumidor, quer seja através da redução de sal e gordura ou isenção de gluten.

Neste sentido, a Marktest Retail, através do seu estudo Precise - Auditoria de Ponto de Venda - apresenta alguns dados de linear desta categoria. Tendo como base os últimos quatro anos, podemos verificar que, ao contrário das mudanças de paradigmas por parte dos consumidores e da mudança de estratégia das marcas, os lineares dos nossos Hipers, Supers e Discounts não registam alterações significativas.

A categoria com maior destaque nos lineares continua a ser Fiambre, seguida de Presunto e Salsichas Vácuo. De salientar que Chourição e Paio têm registado uma diminuição gradual nestes últimos anos. Esta situação verifica-se em todas as insígnias com a excepção do El Corte Inglés, onde o Presunto é o segmento com maior espaço de linear.

Se considerarmos apenas o primeiro trimestre de 2015 a 2017, podemos afirmar que este ano prevê-se uma continuação da tendência verificada no linear deste sector, onde são os fiambres que registam maior share of shelf (38.7%) e o Paio é a categoria com menor espaço de linear (4.5%).

No entanto, é de salientar que temos assistido a algumas alterações dentro da categoria de Fiambres. De ano para ano, verifica-se um aumento do espaço ocupado em linear pelo segmento de Aves em detrimento de Porco.

Analisando o primeiro trimestre deste ano, podemos afirmar que Aves já detém, praticamente, o mesmo espaço de linear do que Porco (18.63% vs 18.71%). Facto que não se verificou no primeiro trimestre dos anos anteriores, onde Porco detinha mais 3.24p.p. do que Aves em 2016 e 4.75p.p. em 2015.

Em 2017, o share of shelf do segmento de Fiambre de Aves já é superior ao de Fiambre de Porco em insígnias como o Continente e o El Corte Inglés.

Já no que respeita a marcas, este sector é conhecido pela multiplicidade de marcas existentes, onde nele podemos encontrar marcas regionais, nacionais e estrangeiras.

No sector de Charcutaria, é a Marca Própria que está em maior destaque no linear, detendo em média nos últimos anos, cerca de 37%. Considerando apenas as marcas mais conhecidas da população (Campofrio, Damatta, Izidoro e Nobre), podemos afirmar que são as marcas da Campofrio Food Group (Campofrio e Nobre) que mais share of shelf ocupam (19%).

No entanto, é de referir que nos últimos quatro anos, enquanto as marcas Nobre e Izidoro apresentam um percurso descendente relativamente ao espaço ocupado em linear, as marcas Campofrio, Damatta e Marca Própria têm registado um aumento.

placeholder

No primeiro trimestre deste ano, Marca Própria continua a ser a líder com 38.5%. Já as marcas da Campofrio Food Group apresentam 19.2%, enquanto as do Grupo Montalva registam 3.7%. De referir que nas lojas Pingo Doce, Campofrio já regista um maior share of shelf do que Nobre.

Analisando em detalhe os segmentos de Aves e Porco em Fiambres, em ambos é a Marca Própria que ocupa mais espaço de linear. No que respeita a marcas de Fabricantes, em Aves destaca-se a Campofrio, enquanto em Porco é a Nobre que tem maior share of shelf.

Em suma, podemos afirmar que o linear de Charcutaria não tem sofrido alterações significativas no que respeita às categorias nele presente. No entanto, verificamos que dentro da sua maior categoria - Fiambre - estamos perante algumas mudanças, sobretudo no que respeita ao crescimento do segmento de Aves.

Notas Metodológicas
Precise - Auditoria Ponto Venda
A Marktest, através do serviço de auditoria no ponto de venda, Precise, pretende fazer face às necessidades das marcas em acompanhar políticas de preço, presença dos produtos e de acções promocionais, quotas de espaço de linear e outros que decorrem no ponto de venda. A frequência de recolha é efectuada em conformidade com as necessidades do cliente, bem como a selecção de lojas. A recolha de dados é efectuada com um PDA com software específico para a recolha de dados, sendo a identificação dos produtos efectuada através de leitor de código de barras. Módulos de Informação Recolhida: - Módulo Preço / Presença, Módulo Locais, Módulo Promoções, Módulo Merchandising, Módulo Espaço, Módulo Perguntas Qualitativas.
Mais detalhes: Precise

Consulte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais