A Eurovisão nos Social Media

A Eurovisão nos Social Media

placeholder

Na semana da transmissão do concurso Eurovisão da Canção, foram ultrapassadas as 7 mil menções a este tema nas redes sociais.

Grupo Marktest
22 maio 2018

Na semana em que ocorreu o festival Eurovisão da Canção, transmitido pela primeira vez a partir de Portugal, o serviço Social Media da Marktest, analisou o número de menções a este evento, bem como o número de menções à intérprete e à autora da canção portuguesa.

De acordo com o Social Media Explorer, entre os dias 8 e 13 de maio, o tema Eurovisão foi referido nas redes sociais 7 339 vezes. Destas menções, 62% ocorreram o Twitter, 29% no Facebook, 6% no Instagram e 3% em Blogs.

O dia em que este tema atingiu o número máximo de menções foi no dia 13 de maio – um dia após a final do concurso – ultrapassando as 2 200.

Relativamente à autora e à intérprete da canção com a qual Portugal concorreu a este festival, Isaura e Cláudia Pascoal, o número de menções, no mesmo período, foi inferior.

Isaura, autora e também intérprete do tema “O Jardim” (canção portuguesa a concurso) foi referida 276 vezes nas redes sociais. Cerca de metade destas referências ocorreu no Facebook, 40% no Twitter e as restantes em Blogs. Cláudia Pascoal (intérprete do tema) foi referida nas redes sociais 304 vezes, também repartidas pelo Facebook (51%), Twitter (39%) e Blogs (10%).

A evolução ao longo da semana relativa às menções às concorrentes portuguesas foi semelhante, atingindo o valor máximo dia 12 de maio (dada da transmissão da final do Eurofestival).

Os dados referidos nesta análise foram recolhidos entre os dias 8 e 13 de maio de 2018. O Marktest Social Media Explorer é um serviço para monitorizar os conteúdos que circulam nas redes sociais relacionados com marcas ou personalidades. Contacte-nos se pretende mais informações sobre estes serviços.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais

  • Winter School: Media and Populism

    Segundo a organização, o objectivo desta iniciativa é "debater, numa perspectiva global, o fenómeno do populismo contemporâneo, percebendo de que modo este utiliza a comunicação mediada, do jornalismo aos meios digitais, para chegar ao poder”.

    15 a 19 de janeiro de 2019

    Faculdade de Ciências Humanas - Universidade Católica

    Palácio Foz, Pestana Pousada de Lisboa e Universidade Católica Portuguesa

    ucpwinterschool@gmail.com

  • Marketing em Debate

    Integrado nas "Conversas M&P" esta conferência irá juntar diversos profissionais, entre responsáveis de marketing, de agências de meios e criativas e de grupos de media.

    17 de janeiro de 2019

    Meios & Publicidade

    Cidade do Futebol, Cruz Quebrada

    talbuquerque@meiosepublicidade.pt